Entrada > Notícias > Imagens do Real Imaginado (IRI)

Imagens do Real Imaginado (IRI)

ESMAD

30 > 04.11.2017 · 14:30 > 20:30

Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Entrada Livre

Adicionar evento ao calendário

A 14.ª edição do Imagens do Real Imaginado realiza-se de 30 de outubro a 04 de novembro na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

No Imagens do Real Imaginado (IRI) – Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia – a expressão Travessias é plural, estabelecendo um fascinante diálogo entre diferentes espaços de movimentação criativa, na discussão sobre os novos modelos de construção do ensino artístico numa época de crescente inovação tecnológica e virtual. A vertiginosa evolução das tecnologias digitais e da cultura produzida pela Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede, de uma quantidade infinita de realidades, paradigmas e processos de comunicação, despertando a necessidade de revelar também novos métodos, novas travessias e cenários de aprendizagem.

O programa do IRI incluirá uma sessão dedicada aos novos desafios na Educação da Fotografia, convidando à reflexão sobre as novas tecnologias da imagem e suas inúmeras possibilidades de produção e edição face às mudanças artísticas, sociais e políticas que definem uma visão ampliada da transversalidade das artes.

Na área do cinema, realizadores como Diogo Costa Amarante (“Cidade Pequena”, 2016), Pedro Neves (“Tarrafal”, 2016) e Luís Campos (“Carga”, 2017) virão contextualizar os seus filmes em masterclasses sobre os seus processos de trabalho.

Este ano, o Festival de Cinema Family Film Project terá, pela primeira vez, um programa de extensão no IRI. Esta extensão antecipada do programa em parceria com o IRI incluirá uma sessão dedicada ao tema da fotografia com a projeção do documentário israelita “Photo Farag”; um miniciclo dedicado ao realizador holandês Tom Fassaert, vencedor da edição do ano passado do Family Film Project, com uma masterclass do realizador e projeção das suas multipremiadas longas-metragens «An Angel In Doel» (2011) e «A Family Affair» (2015); e ainda uma sessão de cinema dedicada ao género da ficção, com a reposição de seis curtas-metragens selecionadas pelo Family Film Project entre 2014 e 2015.

Uma nota final de agradecimento ao Politécnico do Porto, ao Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), à Câmara Municipal do Porto e aos diversos parceiros que se associam a este evento: Curtas de Vila do Conde, Cinanima, Family Film Project, Mostrarte e Embaixada dos Estados Unidos da América.

Olívia Marques da Silva
Presidente da CI da Escola Superior de Media Artes e Design