Os documentários "Imigrantes do Mar" e "Cinéfilo Inconformista" de Manuel Vitorino, alumnum do Mestrado em Cinema e Fotografia, estão selecionados para a secção "Seleção Ensaios" do Festival Caminhos do Cinema Português de Coimbra, cuja 31.ª edição começa no próximo dia 15 de novembro de 2025.
A Seleção Ensaios apresenta uma programação que permite olhar o futuro do cinema português e internacional. A seleção reúne obras que revelam novos talentos em formação, mas também alguns nomes de cineastas emergentes que voltam ao contexto formativo e académico e aí desenvolvem novos “ensaios” cinematográficos.
Henrique Alves Costa: Cinéfilo Inconformista
Henrique Alves Costa (1910-1988) foi o pioneiro do cineclubismo em Portugal e foi através da sua ação que o Cineclube do Porto alcançou grande prestígio nacional e internacional. Esteve ligado aos principais acontecimentos da cultura cinematográfica, entre os quais, foi o promotor e organizador da Semana do Novo Cinema Português, levada a efeito em 1967 no Porto. O seu nome está indelevelmente ligado à crítica de cinema. Foi o grande defensor do cinema português e, em particular da filmografia de Manoel de Oliveira.
A exibição do documentário está marcada para o dia 18 de novembro.
Local: Casa de Cultura de Coimbra | 14.30 horas.
Imigrantes do Mar
Cerca de 500 imigrantes vindos da Indonésia asseguram na vila piscatória das Caxinas (Vila do Conde) a frota pesqueira. Sem estes imigrantes a maioria dos barcos não ia para o mar e a economia local paralisava. O filme relata a vida difícil no alto mar e as suas vivências. São homens solidários e dão uma lição de vida e cidadania. Não só enviam dinheiro para as famílias, como ajudam as crianças órfãs do seu país a terem a dignidade perdida. Em tempo de xenofobia e racismo são eles que ajudam ao desenvolvimento do país de adopção.
A exibição do documentário está marcada para o dia 21 de novembro.
Local: Casa de Cultura de Coimbra | 14.30 horas.
