Entrada > Notícias > "Primeiras Impressões de uma Paisagem" de João Nisa
Publicado em: 06 Janeiro 2021

"Primeiras Impressões de uma Paisagem" de João Nisa

No dia 19 de janeiro realiza-se um seminário com o artista João Nisa.

No dia 19 de janeiro, pelas 10h00, irá decorrer um seminário com o autor João Nisa, no âmbito da UC Seminários II da Licenciatura em Fotografia. A iniciativa irá debruçar-se sobre o atual trabalho do artista e realiza-se via Zoom.

O autor inaugura a sua exposição Primeiras Impressões de uma Paisagem”, na Solar - Galeria de Arte Cinemática, no dia 8 de janeiro, a partir das 18h30 e pode ser visitada até ao dia 27 de fevereiro de 2020. 

Este projeto de João Nisa, filmado no interior do Aqueduto das Águas Livres, assenta na utilização de um troço dessa estrutura arquitectónica como uma série de dispositivos de câmera obscura, de modo a elaborar um estudo da paisagem envolvente, mediado pelas características particulares da forma de produção das imagens. 

A instalação propõe um percurso ao longo de um conjunto de projeções, procurando criar as condições para que cada uma delas possa ser apreendida em toda a sua singularidade, num contexto que acentua a forte dimensão perceptiva e sensorial do projeto.


João Nisa nasceu em 1971, em Lisboa, onde vive e trabalha. Concluiu o curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, e a licenciatura e o mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Dedicou-se à investigação das relações entre o cinema e a arte contemporânea, tendo escrito ensaios para publicações nacionais e internacionais sobre o trabalho de diversos cineastas e artistas. Foi professor na Escola Superior de Artes e Design (Caldas da Rainha), onde lecionou, durante cerca de dez anos, disciplinas relacionadas com a história do cinema e com o vídeo e o cinema experimental. Realizou o filme “Nocturno”, uma descrição visual e sonora do espaço abandonado da antiga Feira Popular de Lisboa, exibido em diversos festivais internacionais e programas. Tem vindo a desenvolver um trabalho no Aqueduto das Águas Livres.

Combined Shape

Navigation