Entrada > Notícias > Licenciatura em Saúde Digital
Publicado em: 15 Março 2023

Licenciatura em Saúde Digital

A Licenciatura em Saúde Digital surgiu de uma colaboração entre a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Media Artes e Design, focando nas áreas da saúde, tecnologia e multimédia.

A Licenciatura em Saúde Digital disponibiliza um novo perfil profissional para o setor da saúde. Esta formação abarca as áreas de fusão da saúde com as ciências informáticas.

Em linha com  as prioridades determinadas pela Organização Mundial de Saúde, o curso de Saúde Digital prepara os licenciados para atuarem na área da saúde e reabilitação. Os vários contextos de atuação permitem que áreas como a promoção da saúde e prevenção, tratamento e reabilitação da doença sejam potenciadas pela utilização de tecnologias digitais, como tecnologias imersivas de realidade mista, inteligência artificial, telessaúde, aplicações moveis, biossensores, estratégias de gamificação, entre outros.

É esperado que os licenciados em Saúde Digital desenvolvam soluções tecnológicas que suportem o trabalho dos profissionais de saúde. Em especial, estes profissionais estarão posicionados na área de reabilitação onde trabalham em colaboração com profissionais de saúde. 

O especialista em tecnologias digitais aplicadas à saúde e reabilitação poderá contribuir de forma decisiva ao promover o maior acesso dos cidadãos a serviços digitais seguros e de alta qualidade na área da saúde e reabilitação. As tecnologias digitais podem servir para uma maior humanização da prestação de cuidados de saúde.

As diferentes unidades curriculares procuram equilibrar e integrar conhecimento e desenvolvimento de competências no domínio da saúde (anatomia e fisiologia, determinantes de saúde e bem-estar, patologia, neurociência,...) com o domínio das ciências informáticas (programação, ciência de dados, IA, tecnologias imersivas, dispositivos moveis, biossensores, entre outros). Também é valorizada a aquisição de competências de investigação e gestão de projetos.

Folheto informativo

BARRA_2024.png

Combined Shape

Navigation