Entrada > Notícias > Livro "ANDROID - BASES DE DADOS E GEOLOCALIZAÇÃO"
Publicado em: 09 Janeiro 2020

Livro "ANDROID - BASES DE DADOS E GEOLOCALIZAÇÃO"

"ANDROID - BASES DE DADOS E GEOLOCALIZAÇÃO" é o novo livro de Ricardo Queirós da Editora FCA

Ricardo Queirós lançou um novo livro intitulado "Android — Bases de Dados e Geolocalização" da Editora FCA.

As necessidades diárias dos consumidores continuam fortemente ligadas aos dispositivos móveis, que se tornaram objetos essenciais na vida de qualquer um. Para responder a estas exigências do dia-a-dia, o desenvolvimento de aplicações para dispositivos Android continua a apresentar um forte crescimento.

Neste livro, que dá continuidade a outras obras do mesmo autor, apresentam-se dois tópicos essenciais no desenvolvimento de aplicações em qualquer plataforma de software: as bases de dados e a geolocalização.

A gestão de dados assume um papel preponderante no desenvolvimento de aplicações consistentes. Para tal é necessário conhecer e dominar as técnicas de persistência de dados existentes no sistema Android como, por exemplo, as bases de dados. A geolocalização, por sua vez, está na base de uma ampla variedade de serviços incluídos na Google Play Services, onde se destacam várias API que tornam as aplicações Android mais contextuais e reativas ao local onde o dispositivo se encontra, criando uma experiência de utilização da app mais rica para o utilizador. 

Trata-se de uma obra fundamental e de leitura obrigatória para profissionais da área da programação móvel, professores e alunos de disciplinas de computação móvel e para todas as pessoas interessadas nas novas tecnologias que queiram tirar partido do seu dispositivo móvel. A linguagem de programação usada é o Java e o ambiente de desenvolvimento onde foram escritos todos os exemplos da obra, compatíveis com a versão 7.x do Android, é o Android Studio 2.

Entre outros, são abordados os seguintes temas:
· Técnicas de persistência de dados;
· Bases de dados SQLite e Realm;
· Mapeamento objeto-relacional com o Sugar ORM;
· Gestão remota de dados com o PHP e o MySQL;
· Frameworks para acesso a dados na cloud;
· Storage Access Framework;
· Manipulação de mapas com a API Maps v2;
· Deteção de localização com a API Location;
· Reconhecimento da atividade do utilizador com a API Activity Recognition;
· Gestão de proximidade com a API Geofencing;
· Gestão de pontos e locais de interesse com a API Places.

Combined Shape

Navigation