O documentário “Manoel”, realizado por Vasco Gil e David Matias, alumni da Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Escola Superior de Media Artes e Design, conquistaram o prémio de Melhor Curta-Metragem Documental no festival Cine Tejo — International Short Film Festival, em Benavente (Santarém), que se realizou de 5 a 7 de setembro.
“Manoel” acompanha o grupo musical Sensible Soccers um ano após o lançamento do seu quarto LP. O documentário explora o processo de criação de duas novas bandas sonoras para dois filmes do lendário cineasta português Manoel de Oliveira, “Douro, Faina Fluvial” (1931) e “O Pintor e a Cidade” (1956). Analisa ainda a relação entre duas formas de arte distintas – o cinema e a música – e de que modo estas podem “convergir e cooperar entre si”, contanto com os testemunhos de Manuel Justo, Hugo Alfredo Gomes e André Simão, membros dos Sensible Soccers.
O documentário iniciou ainda na ESMAD mas estendeu-se ao longo de três anos. O filme estreou no festival Cinalfama (Lisboa), recebendo o prémio de Melhor Banda Sonora e uma Menção Honrosa, seguido da passagem pelo BIOGRAF’25 | International Film & Moving Arts Festival, promovido pela Bienal de Cerveira.