Entrada > Notícias > Masterclass com João Kulcsár
Publicado em: 10 Janeiro 2019

Masterclass com João Kulcsár

"A perceção fotográfica das pessoas deficientes visuais" é o tema da masterclass com João Kulcsár.

Realiza-se hoje, dia 10 de janeiro, pelas 18h00, uma masterclass com o professor João Kulcsar subordinada ao tema "A perceção fotográfica das pessoas deficientes visuais". 

No ato de dispararem o botão da câmara fotográfica, pessoas com deficiência visual propõem uma discussão além da técnica, estética e ética fotográfica e transformam aquele ato num acontecimento político e provocam a cegueira que permeia a nossa saturada sociedade imagética. Quais são os mecanismos utilizados por pessoas deficientes visuais quando fotografam? Porque é que elas fotografam? O que podemos aprender com essa experiência?

No âmbito do Mestrado em Comunicação Audiovisual, o evento realiza-se na sala B201.

Biografia
João Kulcsár, é Mestre em Artes pela Universidade de Kent (Inglaterra) como bolsista do The British Council. É professor e coordenador de fotografia do Senac-SP desde 1990 e Presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia (Brasil). É curador de exposições fotográficas no Brasil e coordena o projeto de alfabetização visual no Brasil. Trabalha com projetos e consultoria de acessibilidade, fotografia e pessoas deficientes visuais desde 2008.

É autor de vários livros como Herança Compartilhada com Matthew Shirts (Editora SESC-SP), Árvores da Cidade de São Paulo (Prefeitura de São Paulo), Impressões Visuais (Comissão Fulbright), Observadores da Cena Britânica (Editora SESI-SP), Viva o Brasil (Imprensa Oficial SP),  Retratos Imigrantes (Ed. SESI-SP), Acervo do MIS-SP (Memória Paulistana), Lambe-lambe, fotógrafos de rua nos anos 70Ferrovia Madeira-Mamoré (Editora SESI-SP), bem como editor do website Alfabetização Visual.

Combined Shape

Navigation