Entrada > Notícias > Masterclass | Poética da ilusão de movimento
Publicado em: 10 Novembro 2021

Masterclass | Poética da ilusão de movimento

No âmbito da parceria com o CINANIMA, a ESMAD recebe José Xavier e Rui Gonçalves para uma masterclass sobre a poética da ilusão de movimento.

No âmbito da parceria da Escola Superior de Media Artes e Design e o CINANIMA — Festival Internacional de Cinema de Animação decorre, no dia 10 de novembro, pelas 16h00, a masterclass "Poética da ilusão de movimento" com os oradores José Xavier e Rui Gonçalves, no auditório Luís Soares.

As palavras sempre me ajudaram.

Quando as disponho numa determinada ordem, o que resulta deste arranjo deixa-me imaginar uma infinidade de coisas, linhas que se modificam, que se desenrolam e que se movem, traços que surgem, que se transformam, figuras que tremem e deslizam ao sabor da minha fantasia.

Mas o mais belo é que todos estes signos, todos estes elementos de escrita, permitem-me traçar no tempo movimentos que não existem, que são somente efémeras ilusões.

Dei a esta construção mental um nome, o Outro Movimento.

Escrever e desenhar são coisas idênticas e como são idênticas e que os instrumentos com que se desenha ou escreve são iguais, eu retiro um prazer inefável em desenhar com palavras e escrever com imagens o Outro Movimento.

É este o principal assunto desta palestra. José-Manuel Xavier (2021)

Combined Shape

Navigation