Entrada > Notícias > Mestrado em Design
Publicado em: 22 Maio 2017

Mestrado em Design

No Mestrado em Design, os estudantes adquirem competências no domínio de planeamento projetual, na experimentação real de projeto, numa atmosfera inventiva, produtiva, técnica e de saber altamente especializado.

No 1.º ano do Mestrado em Design, os estudantes desenvolvem projetos com empresas que irão apoiar a exposição final pública dos mesmos. No 2.º ano os estudantes desenvolvem projetos e dissertações ou estágios curriculares e relatórios, no âmbito de metodologias e aplicações da sua investigação, com a oportunidade de intercâmbio internacional através da Porto Design Factory ou do Programa Erasmus.

No 1º semestre, é realizado um projeto interdisciplinar com as várias unidades curriculares: Projeto de Design Pessoal (Projeto I) e Prática e Produção do Design, que envolve todos os estudantes, permitindo aos mesmos as escolhas dos materiais, os processos de produção, as análises do público-alvo e o design de novas identidades e embalagens. Estes projetos pretendem colocar os estudantes em ambiente de equipa, testando – para além das suas capacidades na prática projetual – as capacidades de gestão (tempo, tarefas, recursos, conflitos, competências), organização e planeamento.

Para enriquecer a experiência de ensino-aprendizagem serão convidados oradores nacionais e internacionais com ligação à academia e à indústria, bem como, aulas abertas e workshops que abordarão temas como: a Importância da Comunicação Transdisciplinares, Passagem do Projeto para Arte Final e Acabamentos, Abordagem Científica ao Design, Diferentes Formas de Uso e Interação com o Design de Embalagem, entre outros. Serão organizadas visitas de estudo às mais prestigiadas empresas e instituições de interesse da área do Design.

No Mestrado em Design, para a além das Unidades Curriculares de foco mais teórico como Metodologias da Investigação em Design e História e Crítica do Design é, também, incentivado o saber-fazer, através da realização, em ambiente de aula, de trabalhos práticos com apresentação e discussão em equipa, promovendo o sucesso escolar dos mestrandos, representando deste modo um paradigma inovador e de crescimento para o futuro.