Entrada > Notícias > Município de Esposende e ESMAD celebram protocolo de colaboração
Publicado em: 09 Janeiro 2023

Município de Esposende e ESMAD celebram protocolo de colaboração

O Município de Esposende e a Escola Superior de Media Artes e Design celebraram um protocolo de cooperação.

O Município de Esposende e a Escola Superior de Media Artes e Design celebraram um protocolo de cooperação, uma parceria que visa a operacionalização de um conjunto de ações no contexto da Casa-Museu Viana de Lima e da tecelagem com junco de Forjães.

Além de promover a aproximação entre a autarquia e o meio académico, este protocolo possibilitará estudar o processo do design modernista no Município de Esposende como um dos períodos da história do design português, e contribuir para a valorização do património artesanal da tecelagem com junco de Forjães. Por outro lado, esta parceria contribuirá para a inserção dos recém-diplomados no mercado de trabalho.

“No contexto cultural local, é missão da Casa-Museu Viana de Lima intervir ativamente na inventariação, investigação, conservação, exposição e divulgação dos testemunhos materiais e imateriais do património do Município e da obra do Arquiteto Viana de Lima, com o intuito de reforçar a memória e identidade, contribuindo, assim, para um desenvolvimento local integrado e sustentado”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Esposende. Benjamim Pereira sublinha, por outro lado, que “todo esse trabalho é mais sustentado com a parceria da Academia, pelo que a celebração deste protocolo de colaboração visando a realização de estudos técnicos e científicos no território, entre outras ações e dinâmicas, constitui-se como fundamental para a boa prossecução das competências e dos objetivos definidos”.