Entrada > Notícias > Mytikas Challenge
Publicado em: 24 Março 2017

Mytikas Challenge

No próximo dia 29 de março, a partir das 14 horas, irá realizar-se o Mytikas Challenge, no Campus 2 do P.PORTO.

Um concurso de Desafios Lógicos-Matemáticos aberto a todos os estudantes das Licenciaturas da ESHT e da ESMAD e de todos os TeSP. Perante a grande diversidade em termos de formação anterior (base) na área de Matemática, este concurso opta por uma vertente mais lúdica desta ciência, trabalhando, fundamentalmente, competências de índole lógica, acessíveis a qualquer participante.

Sendo Mytikas o ponto mais alto do Monte do Olimpo na Grécia, Mytikas Challenge reflete “per se” o que o nome indica – ultrapassar os desafios propostos para atingir o ponto mais alto – tentando ser o primeiro a fazê-lo! E, tal como referido na mitologia grega, sendo o Monte Olimpo o local de residência dos seus doze deuses e Mytikas o local onde estes se encontravam para as suas “tempestuosas discussões”, apenas 12 dos “Deuses” participantes no MIC terão acesso às provas finais!

Refira-se ainda que, a Matemática desempenha um papel fundamental na formação de um indivíduo, desenvolvendo e potenciando o raciocínio lógico e dedutivo. Este tipo de articulação e utilização correta de argumentos válidos tem um papel decisivo na resolução de problemas do quotidiano, sendo fundamental na construção do conhecimento em qualquer área específica. Neste sentido parece-nos importante, urgente e fulcral o apoio e desenvolvimento de atividades, das mais variadas formas, que contribuam para uma “convivência matemática” alargada, tentando desconstruir preconceitos e predisposições erróneas, como será, certamente, o caso do Mytikas Challenge.

Regulamento MCCII

Prémios:

1º Classificado - além de todas as ofertas de participação:
Cheque FNAC no valor de €50 - Patrocínio da  AEESHT
Sweatshirt ESMAD - Patrocínio da  AE-ESMAD(*)

2º Classificado - além de todas as ofertas de participação:
Cheque FNAC no valor de €30 - Patrocínio da  AEESHT
Sweatshirt ESMAD - Patrocínio da  AE-ESMAD(*)

3º Classificado - além de todas as ofertas de participação:
Cheque FNAC no valor de €20 - Patrocínio da  AEESHT
Sweatshirt ESMAD - Patrocínio da  AE-ESMAD(*)

(*) Se o estudante em questão for da ESHT esta poderá ser substituída por um casaco/shirt da ESHT oferecida pela respetiva AE.