Entrada > Notícias > O 1.º Assistente de realização

O 1.º Assistente de realização

Comunicação Audiovisual

Quando

22 > 22.04.2021 · 21:00 > 23:00

Onde

VIA ZOOM

Adicionar evento ao calendário

O Mestrado em Comunicação Audiovisual recebe João Pedro Ruivo para um seminário sobre o primeiro assistente de realização num projeto cinematográfico.


No dia 22 de abril, pelas 21h00, o Mestrado em Comunicação Audiovisual recebe João Pedro Ruivo para um seminário online subordinado ao tema "O 1.º Assistente de realização".

A partir da sua experiência profissional e de exemplos de projetos, será apresentado o trabalho desenvolvido pelo primeiro assistente de realização num projeto cinematográfico.

A iniciativa decorre no âmbito da UC Seminário II do 2.º ano do Mestrado em Comunicação Audiovisual – Especialização em Fotografia e Cinema Documental. Pode aceder através deste link. 

Nota biográfica
João Pedro Ruivo viveu 14 anos em Roma. Aí teve, como primeiro Mestre, o realizador argentino radicado em Roma, Fernando Birri.

Já em Portugal, em 1981,  é assistente de realização de Fernando Lopes, na “Crónica dos Bons Malandros”. Em 1982 regressa a Itália para aprender no contexto da grande tradição cinematográfica italiana, e consegue estagiar com o realizador Luigi Magni, no “State buoni se potete” e com o Maestro Fellini no filme “E la nave và”. Regressa a Portugal e trabalha como primeiro assistente de realização do Lauro António e colabora com o Joaquim Leitão. Trabalha nas grandes produções americanas que são filmadas em Portugal e em França, caso do “To catch a King” do Clive Donner (no departamento de arte) e do “Lionheart” do Franklin J. Schaffner (na realização), nos quais consolida a aprendizagem do trabalho em cinema.

Começa então um período de trabalho de muitos anos, como 1.º Assistente de Realização, em produções francesas de grande dimensão. Em Portugal volta a filmar com José Fonseca e Costa naquela que será a maior produção para um filme português, os “Capitães de Abril”, em 1998/1999. Em 2014/2015 é convidado para ser 1.º Assistente de Realização do filme “O grande Circo Místico” do mítico realizador do Cinema Novo brasileiro, o Cacá Diegues.

Entre filmes, longos e curtos, alguns documentários e anúncios, continua em 2021 a sua carreira de assistente de realização, iniciada num curto e produtivo estágio de três semanas em 1978.

Autor

CI | CAMPUS 2

Partilhar

Combined Shape

Navigation