Entrada > Notícias > O Dia Mais Curto
Publicado em: 03 Dezembro 2025

O Dia Mais Curto

Quatro curtas-metragens para celebrar o cinema, na chegada do solstício de inverno, no dia mais curto do ano.

A Escola Superior de Media Artes e Design associa-se, uma vez mais, à iniciativa nacional de celebração da curta metragem “O Dia Mais Curto”.

A sessão decorrerá no Auditório Luís Soares, no dia 19 de dezembro de 2025, em dose dupla. No período da manhã, pelas 10h00, integrada numa aula aberta da UC de Escrita de Argumento, e no período da tarde, pelas 15h00, integrada na aula aberta da UC de Narrativas e Guionismo.

“Novas Curtas Portuguesas” oferece a oportunidade de descobrir as vozes criativas de promissores cineastas, mergulhando nas histórias únicas que têm para partilhar. Uma seleção de quatro curtas-metragens portuguesas estreadas recentemente. Entre animação e ficção, este programa traz-nos diferentes olhares de realizadores emergentes, que nos levam numa viagem ao passado, que passa por questões familiares e ainda dramas de adolescentes.

PROGRAMA

Duração 75’· M/12 
Auditório Luís Soares · 10h00 | 15h00

"rui carlos" de margarida paias

Portugal · 2025 · FIC · 15’ 
Nos anos 80, num dia de verão, Rui Carlos e seus amigos Maranau e Tomané aproveitam o tempo livre no bairro, entre jogos de futebol e brincadeiras. Com as equipas formadas, o jogo começa, mas logo surgem as interrupções típicas: uma visita do cão Mascote, uma pausa para o lanche e novas brincadeiras. No entanto, quando a bola se fura, Rui Carlos é deixado sozinho para lidar com a responsabilidade e os desafios da vida adulta.

"la durmiente" de maria inês gonçalves

Portugal · Espanha · 2025 · DOC/FIC · 20’ 
Explora a história da infanta medieval D. Beatriz de Portugal (1373-1420) através da fabulação e do imaginário infantil. Tomando como cenário o Mosteiro de Sancti Spiritus em Toro, Espanha, onde jaz o sepulcro de D. Beatriz, um grupo de sete crianças encena e interpreta fragmentos da vida desta personagem apagada pela história, mas preponderante na crise dinástica portuguesa de 1383.

"Cão sozinho" de marta reis andrade

Portugal · França · 2025 · ANI · 13’ 
A história real de um cão deixado ao abandono na sua própria casa, no tempo em que o meu avô começou a experienciar a sua viuvez e eu regressava de Londres, lugar onde me senti mais sozinha que nunca.

"sol menor" de andré silva santos 

Portugal · 2025 · FIC · 27’ 
Primavera. Uma sonata, uma carta, um ramo de flores. A paisagem de São João da Madeira, pequena cidade no norte de Portugal, é lentamente atravessada por um comboio. Samuel, 38 anos, dedica os seus dias ao trabalho como professor de flauta e aos rituais de luto pela viuvez de Luísa, com quem partilhava um quotidiano dedicado à música. Após uma visita do irmão, Samuel enfrenta um novo impasse na sua vida.

Combined Shape

Navigation