Entrada > Notícias > O Mestrado em Comunicação Audiovisual convida Marta Martins Silva
Publicado em: 15 Novembro 2022

O Mestrado em Comunicação Audiovisual convida Marta Martins Silva

O Mestrado em Comunicação Audiovisual recebe a jornalista e escritora Marta Martins Silva.

No dia 5 de novembro de 2022, pelas 14h00, o Mestrado em Comunicação Audiovisual recebe a jornalista e escritora Marta Martins Silva.

A iniciativa decorre no âmbito do desenvolvimento de projetos em colaboração com o Centro Mário Cláudio, integrados no Ciclo A Guerra em África. Serão abordados o contexto de investigação, recolha e organização de cartas de guerra enquanto testemunho direto e fulcral da vivência deste tempo.

O seminário decorre no âmbito da UC de Métodos de Investigação em Comunicação Audiovisual do Mestrado em Comunicação Audiovisual — Especialização em Fotografia e Cinema Documental.

Marta Martins Silva nasceu em Aveiro no ano de 1984, numa altura em que o país lidava com a recessão económica e o FMI. Não sabe se foi isso que a afastou dos números e a aproximou das palavras desde que se conhece. Encontrou no jornalismo, que exerce desde 2007 na revista Domingo, do Correio da Manhã, a junção de duas das suas grandes paixões: a escrita e as pessoas. Agradam-lhe as histórias reais, pela verdade dos protagonistas que as vivem e porque não há melhor guião do que a vida daqueles com quem todos os dias se cruza. Desde os bancos da escola que se interessa pela História do país mas nos últimos dez anos, fruto dos contactos frequentes com os ex-combatentes da Guerra Colonial para a revista Domingo do Correio da Manhã apaixonou-se pelo tema do Ultramar e pelas histórias que a História tem. Em 2020 editou o seu primeiro livro, 'Madrinhas de Guerra' e em 2021 o segundo, 'Cartas de amor e de dor', ambos sobre a correspondência dos soldados durante a guerra colonial.

Combined Shape

Navigation