Entrada > Notícias > Oficina – 8 frames para 8 imagens com Nuno Tudela
Publicado em: 26 Abril 2024

Oficina – 8 frames para 8 imagens com Nuno Tudela

O Centro de Cultura do Politécnico do Porto recebe Nuno Tudela para uma oficina dedicada à fotografia Polaroid.

No dia 4 de maio, a partir das 10h00, o Centro de Cultura do Politécnico do Porto promove a Oficina - 8 frames para 8 imagens com Nuno Tudela.

A oficina é destinada ao uso da fotografia instantânea (em formato Polaroid) e os participantes, ao longo do dia (das 10h00-13h00 e das 14h30-17h30) serão desafiados a criar uma narrativa com oito imagens.

Num mundo sobrecarregado de imagens produzidas por smartphones, tablets, câmaras digitais, fazer uma fotografia tornou-se uma tarefa banal, muitas vezes assombrada pela quantidade. É muito mais difícil tirar “uma” fotografia sem haver outras tantas parecidas. A escolha faz-se posteriormente por mera facilidade no registo e armazenamento. Hoje, muitas das imagens que são feitas nem chegam a ser vistas.

Cada pack de Polaroid™ contém apenas oito unidades, permitindo apenas fazer oito fotografias. Sujeitos a esta limitação, a escolha deve ser ponderada, revendo critérios de decisão para o ato de registar cada imagem, tornando cada disparo num momento único.

Nuno Tudela, docente do Departamento das Artes da Imagem da ESMAD, desenvolve atividade profissional artística na realização de cinema e audiovisuais.

A oficina, gratuita para estudantes, tem inscrição obrigatória. E não é necessário ter câmara própria, nós emprestamos!

Centro de Cultura do Politécnico do Porto
Praça do Marquês do Pombal, 94