Entrada > Notícias > Pensar o Real através da Imagem
Publicado em: 31 Outubro 2022

Pensar o Real através da Imagem

O Mestrado em Comunicação Audiovisual convida Ana Catarina Pinho para abordar o trabalho da Plataforma Archivo na investigação em fotografia.

No dia 2 de novembro de 2022, pelas 21h00, o Mestrado em Comunicação Audiovisual recebe Ana Catarina Pinho, fundadora da Archivo Platform para um seminário subordinado ao tema "Pensar o Real através da Imagem — O trabalho da Plataforma Archivo na investigação em fotografia".

A Plataforma Archivo é um projeto independente dedicado à investigação em fotografia e cultura visual, através de atividades editoriais, artísticas e curatoriais. Olhando a história como um recurso para narrativas alternativas, a Plataforma Archivo centra-se no aprofundamento da prática fotográfica e seu impacto na produção de conhecimento. Define-se através de diversas atividades desenvolvidas no contexto de uma rede internacional e interdisciplinar de investigadores que colaboram com contribuições críticas, teóricas e práticas sobre variados temas.

Neste seminário, o 10º aniversário da Plataforma Archivo serve de mote para a apresentação do projeto, que será realizada numa articulação de três fases do seu desenvolvimento: processos de colaboração experimental; a plataforma como ferramenta de investigação; e a plataforma como rede independente de investigação.

A sessão decorre via Zoom, no âmbito da UC Seminários I do Mestrado em Comunicação Audiovisual - Especialização em Fotografia e Cinema Documental.

Ana Catarina Pinho é licenciada em Artes Plásticas (ESAP, 2006), e mestre em Fotografia e Cinema Documental (P.PORTO, 2010). Em 2012 fundou a Archivo Platform, sendo atualmente responsável pela direção e coordenação do programa de atividades. Em 2017, iniciou um doutoramento no European Centre for Documentary Research (eCDR), na Universidade de South Wales, no Reino Unido, com uma bolsa individual financiada pela FCT. A sua investigação centra-se na apropriação de arquivos visuais na prática artística contemporânea, onde explora as dinâmicas discursivas entre a produção de narrativas históricas e a revisitação de eventos passados, no contexto da ditadura Portuguesa. Neste sentido, organizou o ciclo de seminários “Reframing the Archive” (2018/2019), apresentado no Centro Português da Fotografia, a partir do qual editou um livro com o mesmo título. É membro dos grupos de investigação Contemporary Art Studies, no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, e Global Art Archives, na Universidade de Barcelona. Em paralelo com a sua investigação académica, Pinho desenvolve uma prática artística em torno da imagem fotográfica e em movimento, e instalação.