A Porto Design Biennale anunciou os oito projetos vencedores da Open Call que a organização lançou no âmbito da programação paralela, e que integrarão as atividades satélite do evento, marcado para julho deste ano.
O projeto criado por Alexandre Delmar, alumni da Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual, e pela designer Maria Ruivo foi um dos 8 projetos vencedores que integrará as Atividades Satélite.
“A Recolectora — sobre vegetação daninha comestível” é um projeto de investigação e comunicação. Pretende dar a conhecer as plantas silvestres comestíveis do nosso país, com o objetivo de introduzi-las na dieta dos portugueses, contribuindo em simultâneo para uma maior diversificação alimentar e para a recuperação de uma cultura popular alimentar local que se tem perdido ao longo do tempo.
A equipa é composta por: Fernanda Botelho, especialista em plantas silvestres, Cuka Linck, chef de cozinha, Inês Ruivo, nutricionista, Maria Ruivo, designer gráfica e co-autora do projeto e Alexandre Delmar, fotógrafo e co-autor do projeto.
A Biennale, promovida pelos municípios do Porto e de Matosinhos e organizada pelo centro de investigação da Escola Superior de Arte e Design (ESAD), vai decorrer nas duas cidades entre 02 de junho e 25 de julho, sob o tema “Alter-Realidades: Desenhar o presente”.