Entrada > Notícias > Pós-graduação em Cinematografia Digital
Publicado em: 14 Junho 2021

Pós-graduação em Cinematografia Digital

Estão abertas as candidaturas à nova pós-graduação da Escola Superior de Media Artes e Design.

A nova pós-graduação em Cinematografia Digital oferece formação académica, prática e artística, orientada para o conhecimento e concretização dos principais elementos constituintes da cinematografia digital.

Durante dois semestres os estudantes irão adquirir competências que lhes permitem conhecer e desempenhar os diferentes cargos envolvidos no processo criativo da Direção de Fotografia, desde a pré-produção até à finalização. Deste modo, o conteúdo programático visa cumprir as necessidades da indústria relativamente à direção de fotografia e profissões associadas aos departamentos de luz e de câmara. 

A partir de uma metodologia prática, irão aprender a gerir técnica e artisticamente qualquer situação cinematográfica relacionada com a luz e a câmara, em variados géneros cinematográficos (ficção, documental, experimental). Será também estimulada a aproximação a conceitos estéticos inerentes às artes visuais, às referências da cinematografia e à forma como a palavra se transforma em imagem, incorporando elementos retóricos e estratégias discursivas, partilhadas com o realizador(a). 

A concretização desta aprendizagem irá culminar em dois projetos coletivos no final de cada semestre com a criação de objetos artísticos, filmados com ARRI ALEXA e ARRI ZEISS,  conjunto de câmara e objetivas eleito pela maioria dos diretores de fotografia. Desta forma, esta pós-graduação irá preparar o estudante para entrar no mercado de trabalho, munido de uma compreensão aprimorada das suas capacidades práticas, intelectuais e criativas.

1.ª fase de 20 de maio a 30 de junho de 2021
2.ª fase de 02 a 31 de agosto de 2021
3.ª fase de 24 de setembro a 05 de outubro de 2021

Consultar edital | Candidaturas


Combined Shape

Navigation