Entrada > Notícias > Projeto 19 / Fotografia
Publicado em: 17 Julho 2019

Projeto 19 / Fotografia

Inauguração da exposição dos estudantes finalistas no dia 13 de julho, pelas 15.30 horas, no Centro Português de Fotografia.

De 13 de julho a 20 de outubro, o Centro Português de Fotografia (Porto), acolhe os trabalhos dos estudantes da área de Fotografia da Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual, usufruindo de um espaço único e privilegiado de exposição na cidade.

Queres ser “fotógrafa(o)”?

Apropriamo-nos do título de um poema de Bukowski, substituindo o metier a que ele alude, por aquele que melhor se enquadra com o do contexto desta exposição: a fotografia. Poderá dizer-se que esta questão fará sentido para qualquer área que exija uma autodeterminação e vontade própria que consiga ultrapassar as dificuldades a ela inerentes. Mas tem particular premência quando colocada a um conjunto de pessoas que terminam um ciclo de formação.

Não haverá nenhuma razão lógica para responder afirmativamente a esta questão. Mas há vários motivos para dizer “não”. Bukowski elenca-os de uma forma clara e direta. Destaco esta “se o simples acto de pensar em fazê-lo te custa, não o faças.” in Os cães ladram facas (2018, editora Alfaguara Portugal, pág.142)

Esta exposição é uma seleção do muito trabalho que estes autores realizaram. As temáticas passam pela censura, as histórias infantis, o feminismo, o transformismo, o turismo de massas, os processos analógicos.

Será normal que, não só o pensamento sobre, como a concretização destes projetos, tenha sido um processo custoso. Isto não quer dizer que o conselho de Bukowski deva desde já ser seguido.

Só podemos esperar que, a partir de agora, com outro tipo de solicitações e apesar das dificuldades, custe cada vez menos.

Estudantes: Diogo Baptista, Drian Victor De Meneghi*, Eva Thijssen**, Fé Schouteetens**, Filipa Cunha, Patrícia Afonso, Petra Schelfhout**

*Estudante da LABA, Academia de Belas Artes de Brescia (Itália)
**Estudantes da Karel de Grote University College (Bélgica)

Créditos: Drian Victor de Meneghi  | Self Made Drag