Entrada > Notícias > RAVE | Exposição dos Estudantes Finalistas
Publicado em: 05 Novembro 2020

RAVE | Exposição dos Estudantes Finalistas

A exposição dos estudantes finalistas da Escola Superior de Media Artes e Design decorre em formato virtual

A Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) apresenta a 4.ª edição da RAVE, inaugurando um espaço digital dedicado aos estudantes finalistas do ano letivo 2019/2020.

Este ano em formato virtual, a RAVE é marcada pela mudança provocada pelo coronavírus e pela simbólica celebração dos 20 anos do Design no Politécnico do Porto.

Nesta plataforma encontram-se os trabalhos desenvolvidos durante o último semestre do ano letivo 2019/2020, pelos estudantes finalistas das licenciaturas da Escola. Aqui, os estudantes expõem o seu percurso repleto de saberes acumulados, orientados a partir do desenvolvimento e apuramento das suas propostas de trabalho. Sem tentações de adjetivação de valor e/ou de gosto, esperamos que a consolidação dos percursos destes finalistas possa espelhar a qualidade do nosso ensino – mesmo em tempos críticos de pandemia – e os domínios da tecnologia, do pensamento produtivo, funcional, estético e artístico, essenciais para fazer a diferença na formação de cada um destes jovens.

Na área do Design Gráfico e na área do Design Industrial, os estudantes refletiram sobre o território, a cultura local e as questões ecológicas e desenvolveram propostas concretas sobre estas temáticas.

A área de Multimédia centra-se na exploração de tecnologias interativas emergentes como o videomapping e a realidade aumentada, aplicadas a várias temáticas, que vão desde a cultura às preocupações ecológicas. Exploram-se aplicações para a Web e dispositivos móveis, filmes em realidade virtual, videojogos, instalações interativas e videomapping.

Na área de Informática, os finalistas realizaram os seus estágios em empresas e entidades externas na área do desenvolvimento web e mobile, e apresentam as suas aplicações e projetos em áreas tão versificadas que vão desde o marketing digital e redes sociais, comunicação digital, gestão de informação e conteúdos, plataformas de e-commerce, interfaces multi-plataforma, entre outros.

A área de Artes da Imagem apresenta os seus projetos das áreas de cinema e fotografia, cujos trabalhos intersetam as preocupações pessoais e humanas de cada estudante, suportando-se de forma implícita e explícita, muitas vezes, como forma de ultrapassar tecnologicamente as circunstâncias da pandemia que atravessamos. Fica patente o enfoque nas particularidades da existência humana e na importância da natureza e da ecologia, enquanto espaço real e mental e como círculo interno e externo das nossas vidas.

Este ano, por causa do COVID-19, fomos obrigados a repensar o modelo da nossa apresentação ao público externo. A RAVE convida-os a vivenciar os conhecimentos e experimentações executadas pelos nossos discentes.

A realização desta exposição/mostra, mesmo que em formato virtual, é mais uma oportunidade de promover o que melhor se faz na ESMAD.

RAVE — Plataforma Virtual