Entrada > Notícias > Residências Artísticas do Mestrado em Comunicação Audiovisual
Publicado em: 07 Novembro 2022

Residências Artísticas do Mestrado em Comunicação Audiovisual

O município da Póvoa de Varzim acolheu as Residências Artísticas do Mestrado em Comunicação Audiovisual.

No âmbito da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Escola Superior de Media Artes e Design, do Instituto Politécnico do Porto, foram realizadas duas residências artísticas no Concelho da Póvoa de Varzim entre abril e maio de 2022 envolvendo os estudantes do Mestrado em Comunicação Audiovisual, professores e diversos intervenientes da comunidade local.

Como sempre, as residências artísticas visaram promover a riqueza cultural e patrimonial do município anfitrião, permitindo ao mesmo tempo o desenvolvimento profissional e o apuramento de sensibilidades estéticas dos nossos estudantes, os quais foram desafiados a descobrir e explorar temas relacionados com a região da Póvoa de Varzim e as suas gentes.

Desta parceria resultaram sete projetos fotográficos e cinco filmes (três documentais e dois de ficção).

No suporte fotográfico, exploraram-se as superstições e crendices do povo poveiro (André Peixoto); o caminho das águas que percorrem o Aqueduto de Santa Clara desde o Nicho de Santo António, no sopé do morro do Terroso (Eduardo França); os espaços de abandono que se transformam em memórias arqueológicas (Felícia Oliveira); o tema do lixo, aqui trazido para a sua dimensão estética (Rita Cortês); as peixeiras e o Mercado Municipal da Póvoa de Varzim (Filipa Ribeiro); o trabalho dos pescadores poveiros quando chegam a terra (Simão de Abreu); e as paisagens das diversas freguesias poveiras junto ao mar, ora de frente para o oceano, ora de costas viradas para o oceano (Letícia Fernandes).

Na área do cinema documental foram realizados três filmes. A longa-metragem Balazar – Contemplação mística da fé, filmada na aldeia com o mesmo nome, é um retrato da dimensão religiosa em torno da conhecida Beata Alexandrina, cuja crescente popularidade tem vindo a tornar a Aldeia de Balazar num foco importante de peregrinação. A média-metragem Nós e as Pedras, por sua vez, aborda a riqueza arqueológica da Cividade de Terroso, um importante povoado da cultura castreja localizado no Município. E a curta-metragem Espaço D’Mente focou-se na atividade da Associação Cultural Varazim Teatro, coincidindo com a comemoração dos seus 25 anos de existência. Por fim, no cinema de ficção, foram realizados os filmes 3.º Direito e Entre o Céu e a Terra, ambos inteiramente filmados em localizações do Município.