Entrada > Notícias > Rosângela Rennó conversa sobre Arquivo e Memória

Nome do Contacto

Público Geral | Entrada livre

Adicionar evento ao calendário

Rosângela Rennó conversa sobre Arquivo e Memória no âmbito do projeto “The Unseen" realizado na MAD Summer School de Fotografia. Masterclass moderada por Ângela Ferreira e Walter Costa.

Convidados para guiar a mentoria dos projetos dos artistas participantes da Summer School de Fotografia da Escola Superior de Media Artes e Design, num processo construção de narrativas fotográficas em interação com o discurso contemporâneo Rosângela Rennó, Walter Costa e Ângela Ferreira conversarão sobre arquivo, memória e narrativas fotográficas, num ambiente de troca e aprendizagem, evidenciando o pulsar das questões e reflexões mais marcantes da nossa contemporaneidade nos territórios da Fotografia.
Os curadores e artistas estarão a acompanhar a semana de formação intensiva de formação na área da Fotografia que resultaram em projetos expositivos e fotolivros que serão integrados numa exposição no Centro de Memória que inaugura no dia 20 de julho pelas 18h00.

BIOGRAFIAS

Rosângela Rennó (BR) vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formou-se em Artes Plásticas pela Escola Guignard e em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais. É doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Sua obra é marcada por apropriação de imagens descartadas, encontradas em mercados de pulgas e feiras, e pela investigação das relações entre memória e esquecimento. Em suas fotografias, objetos, vídeos ou instalações, trabalha com álbuns de família e imagens obtidas em arquivos públicos ou privados. Dedica-se também à criação de livros autorais.

Walter Costa (IT) é editor independente e fotógrafo com base em São Paulo. Pesquisador e professor na área da edição e das narrativas visuais, estuda os hibridismos narrativos entre fotografia e outras linguagens. A partir desta pesquisa criou o projeto The Rising Card, um baralho de cartas com dicas e exercícios para ajudar autores e editores a editar os seus projetos. É fundador do grupo de discussão sobre livros de fotografia TRAMA, que desde 2014 organiza eventos e workshops. É coordenador do grupo de estudos LOMBADA-Laboratório de Fotolivros em São Paulo. Organiza cursos e conferências em diferentes instituições e eventos na América Latina e na Europa, participando também como jurado em vários prémios de livros de fotografia.

Ângela Ferreira (PT) é artista, curadora e investigadora com o Doutoramento em Comunicação Visual e Expressão Plástica, pela Escola de Educação da Universidade do Minho de Braga, Portugal. É mestre em Multimédia e Novas Tecnologias, pela Utrecht School of Arts, Holanda. É curadora de projetos culturais em Portugal e na América Latina e publicou obras de Fotografia e Texto sobre a Índia portuguesa e sobre os Retratos Pintados dos Índios Brasileiros. Atualmente é responsável pelo Programa de Fotografia da Secretaria de Cultura do Ceará e integra o conselho de curadores do Museu de Fotografia de Fortaleza, Brasil. É professora adjunta na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto e atua no domínio de investigação sobre as formas híbridas da fotografia.

+ Informações

Bianca Motta