Entrada > Notícias > Seminário Aberto de Estética
Publicado em: 18 Maio 2017

Seminário Aberto de Estética

Seminário de Estética - Arte, Sensação, Narrativa: O caso do Cinema realiza-se no próximo dia 26 de maio, na sala do Departamento de Filosofia (Torre B/Piso 1). Entrada livre.

No próximo dia 26 de maio, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pelas 14h00 irá realizar-se um Seminário Aberto de Estética subordinado ao tema Arte, Sensação, Narrativa: O caso do Cinema.

Resumo: A duplicidade da arte na sua relação com o respetivo campo institucional (enquanto mercadoria simbólica) e com a experiência estética (enquanto Aisthesis) situa-nos entre dois extremos teóricos: o relativismo cultural e o transcendentalismo sensológico da arte. Neste entremeio, propomos abordar o conceito de obra de arte a partir de um enquadramento hermenêutico da fenomenologia, com vista a uma descrição transversal do trabalho poético e da receção estética, com especial atenção à arte cinematográfica.

Filipe Martins: Realizador, professor (Escola Superior de Media Artes e Design) e investigador no Instituto de Filosofia (UP), no grupo de Estética, Política e Conhecimento. Doutor na especialidade de Semiótica Social (UM), mestre em Cultura Contemporânea (UNL) e licenciado em Arte e Comunicação, ramo audiovisual (ESAP). A sua tese de doutoramento está publicada pela editora Afrontamento com o título «Sentido Narrativo – Da Formatividade à Performatividade» (2016). Os seus filmes têm sido selecionados em dezenas de festivais internacionais. Cofundador, codiretor e programador do festival internacional de cinema Family Film Project, que acontece anualmente no Porto desde 2012.

Organização: Research Group Aesthetics, Politics and Knowledge Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502