Entrada > Notícias > Sessão de Apresentação e Exposição pública de projetos de Design
Publicado em: 20 Maio 2022

Sessão de Apresentação e Exposição pública de projetos de Design

Os estudantes do Mestrado em Design inauguram uma exposição no Museu Municipal da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Na próxima quarta-feira, dia 18 de maio, às 21h00, o Museu Municipal da Póvoa de Varzim inaugura uma exposição de projetos de design realizados no âmbito da cooperação institucional entre o Mestrado em Design da Escola Superior de Media Artes e Design, do Instituto Politécnico do Porto e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim através do seu Museu.

Como é do conhecimento público, o Museu Municipal é um local de memórias, que tem por missão preservar a história e a memória da cidade e dos seus cidadãos, tratando, organizando, divulgando e tornando acessível, presencialmente e à distância, o património à sua guarda. Com base nesta perspetiva pensamos ser o local ideal para incentivar os nossos estudantes de mestrado a ingressar, sempre em relação direta com a implantação regional e missão da ESMAD, num percurso e prática inicial de investigação em design. 

Os docentes Abel Tavares, Steven Sarson, Rita Coelho e Vítor Quelhas coordenaram os 18 mestrandos ao longo da concretização dos projetos que tiveram como objetivos conhecer o Museu Municipal da Póvoa de Varzim e a investigação de hipóteses para a produção de projetos de design.

No semestre passado, foi lançado o repto aos estudantes de poderem trabalhar sobre o Museu em duas Unidades Curriculares (UC): Prática e Produção de Design e Projeto de Design Pessoal (Projeto I). 

No âmbito da primeira UC, o objetivo pretendido foi que os estudantes conhecessem o Museu e suas extensões e que, partindo de um ponto de vista mais pragmático, investigassem sobre hipóteses concretas de produção em Design (p. ex.: pensar na Identidade Visual; num projeto Editorial; num projeto de eventual design de interior e espaços ou de Design de Produto ou Industrial) baseadas em necessidades potencialmente reais da Instituição. 

Relativamente ao Projeto de Design Pessoal, os estudantes foram incentivados a desenvolverem, com base em alguma matéria/material investigada no Museu, um projeto mais autoral, que pudesse resultar, por hipótese, numa peça de design inspirada por um objeto ou documento. Esta última unidade teve, naturalmente, um caráter mais experimental e especulativo. 

São estes projetos que pretendemos que venha apreciar, explorar e assistir a uma apresentação pública que explicará o seu desenrolar até ao resultado final. 

Os mestrandos que vão apresentar os seus projetos são: Ana Rita Leite, Ana Barroso, Andreia Ferreira, Anistalda Gomes, Bruna Monteiro, Catarina Ferreira, Catarina Barbosa, Diogo Melo, Eduardo Ribeiro, Jorge Fonseca, Maria Francisca Correia, Maria Isabel Nunes, Paulo Machado, Pedro Cardoso, Rita Anjos, Tânia Ferraz, Telma Oliveira e Tiago Costa.

A apresentação e exposição decorrerá na sala polivalente do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim

Combined Shape

Navigation