Entrada > Notícias > Simpósio “Arte, Ciência e Tecnologia: Diálogos Contemporâneos”
Publicado em: 13 Fevereiro 2026

Simpósio “Arte, Ciência e Tecnologia: Diálogos Contemporâneos”

No dia 27 decorre o simpósio dedicada à reflexão crítica sobre a relação entre arte, ciência e tecnologia.

No dia 27 de fevereiro, entre as 9h00 e as 16h00, o PORTIC, recebe o simpósio “Arte, Ciência e Tecnologia: Diálogos Contemporâneos", promovido pela ESMAE, com a participação da ESMAD / ID+.

A iniciativa é dedicada à reflexão crítica sobre a relação entre arte, ciência e tecnologia, integrado nas celebrações dos 30 anos do curso de Produção e Tecnologias da Música da ESMAE. O evento assume-se como um laboratório de pensamento, onde a tecnologia é despida do seu papel exclusivamente utilitário para ser discutida enquanto matéria filosófica e estética. Ao longo do dia, docentes, investigadores, artistas e antigos estudantes partilham perspetivas, práticas e projetos que cruzam criação artística, investigação e desenvolvimento tecnológico.

O programa inclui mesas-redondas, apresentações de projetos de investigação, performances e instalações sonoras, promovendo o diálogo interdisciplinar e a reflexão crítica sobre o papel da tecnologia na criação artística contemporânea. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

PROGRAMA 

9h00 Acolhimento e registo

9h30 | Abertura
António Marques (Vice-presidente P.PORTO)
Marco Conceição (Presidente da ESMAE)  

9h45 | Arte e Ciência: Diálogos e Intervenções
António Marques (P.PORTO): a arte na ciência
Horácio Tomé-Marques (ID+ ESMAD): a ciência na arte - à volta das neurociências ebrain art 
Moderação: Rodrigo Neto (ESMAE - MATS)

10h45 Coffee break e instalações sonoras  

11h15 Arte e tecnologia – Obsolescente como tu
Fernando José Pereira (i2ADS)
Sann Gusmão (alumnus ESMAE - MATS)
Filipe Lopes (ESE)
Moderação: Mário Azevedo (i2ADS) 

12h15 | Investigação na ESMAE em – sobre – para ARTE
Projeto BINAURAL PT2030 - Marco Conceição (ESMAE – CESEM) 
Pedro Sousa Silva (coordenador pólo CESEM - ESMAE)
António Augusto Aguiar (coordenador pólo i2ADS | ESMAE) 

13h00 | Almoço

14h30 | Arte e tecnologia – a eterna sedução
Gilberto Bernardes (FEUP)
Rui Penha (ESMAE - CESEM)
Carlos Ramos (ISEP)
Moderação: Pedro Santos (ESMAE) 

15h30 | Encerramento – o primeiro de mais
Bruno Pereira (ESMAE – i2ADS, coordenador MATS) 

15h45 | Performance [velho animal] 

16h00 | Café + instalações sonoras 

Combined Shape

Navigation