Entrada > Notícias > Soraia Gomes Teixeira selecionada para bolsa Shuttle
Publicado em: 21 Julho 2020

Soraia Gomes Teixeira selecionada para bolsa Shuttle

Soraia Gomes Teixeira, docente da Escola Superior de Media Artes e Design, é uma das artistas selecionadas na categoria das Artes Visuais.

Soraia Gomes Teixeira, docente do Departamento de Design da Escola Superior de Media Artes e Design, é uma das artistas selecionadas — na categoria das Artes Visuais — para a bolsa do programa Shuttle, um programa de apoio à internacionalização artística do Município do Porto.

Instrumentos Públicos para Terapia, de Soraia Teixeira é o projeto que será apresentado na 5.ª Bienal de Design de Istambul e que surge na sequência dos Objetos de Concentração para Pares (obra apresentada na Bienal Internacional de Arte de Cerveira, 2018), cujos objetos, de caráter terapêutico, promovem e provocam a proximidade física entre duas pessoas. Instrumentos Públicos para Terapia é uma antítese. São objetos de combate ao distanciamento físico imposto, e impõe-se como resistência a um sistema prévio que promoveu o individualismo e a dispersão do outro como uma bandeira de liberdade. Desta forma, estes instrumentos assumem-se como mediadores de terapia coletiva entre corpos em espaço público. Pretendem sobretudo recuperar a confiança no e do corpo do outro a partir da observação, do toque e da proximidade regulada entre ambos.

Os projetos selecionados pelo júri, composto por Miguel Leal, Fátima São Simão e Pedro Junqueira Maia, inscrevem-se em duas das quatro áreas abrangidas pelo programa. Nas Artes Visuais e Curadoria, Gil Delindro irá desenvolver "Beyond the Audible - Fictional Forests", numa residência de três meses em Auvergne; Dalila Gonçalves irá apresentar uma exposição individual na Fundación RAC, em Pontevedra; e Soraia Gomes Teixeira e o Coletivo berru irão apresentar, respetivamente, "Instrumentos Públicos para Terapia" e "SYSTEMS SYNTHESIS" na 5.ª edição da Bienal de Design de Istambul. Na categoria de Artes Performativas, Raul Maia apresentará o seu trabalho "trouble with your eyes" no teatro WUK, em Viena.

No total, o Shuttle já apoiou nesta edição um total de 15 iniciativas. O concurso continua aberto em permanência até novembro de 2020 para apoiar a internacionalização de projetos criados e desenvolvidos por artistas e agentes culturais sediados na cidade do Porto e que se realizem até 31 de março de 2021. As candidaturas devem ser submetidas através do endereço de correio eletrónico  e o regulamento e respetivos requisitos para a candidatura estão disponíveis na página do programa