Entrada > Notícias > Apresentação do projeto StreetArtCEI
Publicado em: 04 Junho 2019

Apresentação do projeto StreetArtCEI

O departamento de design recebe a investigadora Luísa Silva para apresentar o projeto de investigação desenvolvido pelo Centro de Estudos Interculturais

Amanhã, dia 5 de junho, pelas 15.00h, o departamento de design recebe a investigadora Luísa Silva para apresentar o projeto StreetArtCEI — Rotas de Graffiti e Street Art no Porto e Norte de Portugal.

Este projeto de investigação é desenvolvido pelo Centro de Estudos Interculturais (ISCAP). 

Inicialmente, o trabalho de campo nas ruas do Porto e outras localidades do Norte de Portugal visava a criação e implementação de rotas inspiradas em obras literárias, escritas ou situadas na região. Mas, ao mesmo tempo, a equipa do CEI embarcou num projeto paralelo, desencadeado pela descoberta da arte inesperada e anónima nos muros da cidade.

Evocando as ferramentas teóricas e conceptuais dos Estudos Interculturais, o projeto StreetArtCEI visa esbater as já ténues fronteiras entre culturas dominantes e marginais, as suas práticas, símbolos e manifestações estéticas, no espaço aberto, mutável e sempre efémero da cidade. A metodologia de trabalho envolve fotografar, categorizar e extrair padrões de recorrência geográfica, a partir dos quais surgem novas rotas, não só para os turistas, mas também para o uso e capacitação das comunidades locais.

O seminário decorre na sala B308 e é aberto à toda comunidade escolar do campus 2 do Politécnico do Porto.

Combined Shape

Navigation