Entrada > Notícias > A Ideia de Álvaro Siza – Piscina das Marés
Publicado em: 01 Fevereiro 2023

A Ideia de Álvaro Siza – Piscina das Marés

Inauguração da exposição de Mark Durden e João Leal no Espaço MIRA.

A arquitetura, em particular a arquitetura modernista mais tardia, sendo suscetível à decadência e à erosão, está fisicamente a mudar. 

No dia 11 de fevereiro de 2023, pelas 16h00, inaugura a exposição "A Ideia de Álvaro Siza – Piscina das Marés", de Mark Durden e João Leal, no Espaço Mira.

Mark Durden (Liverpool) e João Leal (Porto), professores e fotógrafos, têm desenvolvido trabalho em resposta à arquitetura de Siza desde 2017. O trabalho em exibição, desenvolvido ao longo de cinco anos, resultará no terceiro volume da ‘Scopio Newspaper’ que será produzido em junho de 2023.

Na sua reflexão sobre a arquitetura de Siza, os artistas, que colaboram a partir da dupla perspetiva das suas práticas artísticas pessoais, concluem que a forma nunca está em branco. "A parede branca é animada por sombras projetadas, superfícies brutalistas deterioram-se e ficam desgastadas de uma forma belíssima. Ao nosso olhar, isto transforma-se numa espécie de ornamentação. Por muito que possamos mostrar as construções enquadrada no seu contexto, ainda pensamos que, na nossa fotografia, existe alguma reverência, e um reconhecimento de que há algo de sublime e transcendente na nossa experiência da arquitetura".

A exposição estará patente entre 11 de fevereiro e 25 de março de 2023.

Espaço MIRA
M. Rua de Miraflor 159, Campanhã

Combined Shape

Navigation