Entrada > Notícias > "Transa, Baladas do Último Sol" de Ângela Berlinde
Publicado em: 21 Setembro 2020

"Transa, Baladas do Último Sol" de Ângela Berlinde

Ângela Berlinde, docente do departamento de Artes da Imagem da Escola Superior de Media Artes e Design, inaugura esta exposição individual no dia 26 de setembro de 2020.

O Espacio Jhannia Castro, no Porto, inaugura no próximo dia 26 de setembro, pelas 16h00, a exposição Transa, Baladas do último sol da artista Ângela Berlinde. O evento está integrado no circuito de inaugurações simultâneas de Miguel Bombarda.

Ângela Berlinde (Porto, 1975) mergulha no seu arquivo para extrair formas e funções poéticas e políticas a partir da conjuntura cartográfica que a levou a habitar, na última década, duas terras intrinsecamente conectadas pelo expansionismo da história moderna: a sua terra natal, Portugal, e seu filho mestiço, Brasil.

TRANSA surge como mote para uma reflexão sobre a existência contemporânea, ameaçada pelo limbo e pela brutalidade dos processos colonizatórios que agora se revertem. A Terra, neste tempo suspenso, parece ecoar um grito surdo que agrega todas as forças civilizatórias juntas - as repressoras e as subalternas, as da história majoritária e as minorias, a mulher, o negro, o indígena, o colonizador.

Na vastidão da floresta amazónica, TRANSA convida-nos para uma dança estética e existencial através do hibridismo da fotografia e surpreende-nos com mitos e contos indígenas, numa personificação da graça criativa e fecundadora da natureza. Nesta travessia, no encontro com as comunidades originárias atiradas para as bordas do mundo, vibram reflexões sobre o conceito do Homem que vive descolado da Terra, que suprime a diversidade, que nega a pluralidade das formas de vida.

Sem medo do escuro, Ângela Berlinde traz para o campo da arte o gesto político de propagar alegorias que pairam no limbo, não somente entre o documental e o ficcional, mas entre-tempos, entre histórias e geografias, entre passado e futuros, entre Portugal e Brasil.