No dia 19 de outubro decorre, em Belém do Pará, uma mesa redonda subordinada ao tema “O papel da missão fotográfica na construção do imaginário turístico entre Pará e Portugal” com as fotógrafas portuguesas Ângela Berlinde (ESMAD), Olívia da Silva (ESMAD) e Lucília Monteiro, com a moderação de João Ramid.
O programa é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretária de Estado de Turismo (Setur), com a coordenação e curadoria conjunta de Ângela Berlinde e João Ramid Borges. A conversa marca o encerramento da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) e é incluída no “Programa de Travessias Visuais”, envolvendo ainda os fotógrafos paraenses Paula Giordano e Tarso Saraf, numa iniciativa que pretende reforçar o potencial turístico dos territórios paraenses.
É longa a sintonia entre Portugal e Brasil e esta expedição na Amazônia Paraense, misturando a cultura lusitana e brasileira, permitirá reforçar não só a história da fotografia luso-brasileira, como revelar a riqueza turística desta conexão.
Fotografia de Lucília Monteiro.