Entrada > Notícias > "Treino" em exibição na Galeria da Janela
Publicado em: 07 Novembro 2019

"Treino" em exibição na Galeria da Janela

A mais recente exposição a inaugurar na Galeria da Janela da Escola Superior de Media Artes e Design pode ser visitada até ao dia 19 de novembro

"Treino" inaugurou no dia 22 de outubro. É o primeiro exercício de velocidade e de destreza intelectual que os estudantes do segundo ano de Design Industrial da ESMAD tiveram que dar resposta num tempo recorde.

Este trabalho parte de uma recolha de matérias naturais que sugiram utilidades presentes em objetos desportivos. Dessa recolha extensa é possível salientar os picos secos de limoeiro; folhas de fiteira; folhas de bananeira; canas de bambu; fio de algodão; fio de sisal; cabaça; pedra. Entre a recolha e o desenho dos objetos que aparecem por sugestão material, este exercício exigiu uma intensa experimentação prática até chegar à melhor simbiose entre matéria, técnica e forma.

O resultado deste processo são objetos, praticamente todos funcionais, que pertencem a diversas modalidades desportivas, tais como: badminton, hóquei, lançamento do martelo, canoagem, boxe, mergulho, futebol americano, ténis de mesa, dardos, tiro com arco, esgrima e basquetebol.

A recolha feita na natureza e aplicada em objetos das modalidades mencionada estabelece um paradoxo entre o natural e o artifício.

Esta exposição foi orientada pelos docentes Soraia Teixeira e Rui Alves e está patente até dia 19 de novembro. (A galeria localiza-se no 3.º piso do bloco b)