Entrada > Notícias > Um de Nós | Mário Pinto
Publicado em: 11 Março 2019

Um de Nós | Mário Pinto

Natural do Porto, Mário Pinto, doutorou-se em Informática na Universidade Portucalense e é docente do departamento de informática da ESMAD, escola de Media Artes e Design do Politécnico do Porto

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
A minha ligação à Escola começou em 1998, ainda na ESEIG (Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão). Nessa altura ainda com instalações provisórias em Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Acompanhei a mudança da ESEIG para as instalações atuais.  Com o reposicionamento estratégico do Politécnico do Porto, em 2017, passei a integrar a ESMAD (Escola Superior de Media Artes de Design).

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
São ótimas recordações. O ambiente era descontraído, quase familiar. A ESEIG era uma escola muito pequena, apenas com dois cursos de licenciatura, o que a tornava particularmente familiar e acolhedora. No entanto, as condições proporcionadas a docentes e a estudantes evoluíram muito ao longo dos últimos anos. Nessa altura era muito mais difícil evoluirmos enquanto docentes do Politécnico do Porto.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
O relacionamento com os estudantes e a oportunidade de poder aprender alguma coisa com eles, todos os dias, é de facto um privilégio especial. Assim como poder contribuir para o crescimento dos estudantes, ajudando-os a desenvolverem as suas competências técnicas e humanas. A satisfação de encontrar os nossos diplomados no mercado de trabalho, sendo reconhecidos como profissionais altamente qualificados!

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
A diversidade entre as diversas áreas da Escola, como cinema, fotografia, multimédia, design e tecnologias web. Mas ao mesmo tempo a complementaridade entre elas, que proporciona um conjunto de oportunidades muito interessantes de desenvolvimento de projetos nas áreas das tecnologias e dos media digitais. A relação próxima entre estudantes e docentes, onde todos se conhecem e contribuem com diversas competências, conhecimentos e experiências em prol dos mesmos objetivos

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
A exigência colocada nas funções de docente do ensino superior. A necessidade de desenvolver constantemente as nossas competências técnicas, científicas, de investigação e organizacionais, tornando o nosso trabalho muito absorvente.

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
O reposicionamento estratégico do Politécnico do Porto que levou à criação da ESMAD.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
A afirmação da ESMAD como escola de referência nas áreas das tecnologias e dos media digitais. Uma ESMAD voltada para a comunidade envolvente, cada vez mais interventiva nas suas áreas de atuação, e reconhecida pela sua qualidade. Um espaço onde todos temos orgulho de pertencer.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos