Entrada > Notícias > Uma experiência em Natureza fechada
Publicado em: 15 Fevereiro 2022

Uma experiência em Natureza fechada

Luísa Guedes apresenta esta instalação artística que mergulha o participante num ambiente natural simulado em que as suas ações são um reflexo da responsabilidade humana na degradação ambiental.

No âmbito do projeto Eco-Escolas e da visita ao Campus 2 pelos responsáveis do projeto 100.000 árvores, Luísa Guedes, diplomada do Mestrado em Sistemas e Medias Interativos, apresenta "Uma experiência em Natureza fechada", no dia 30 de novembro, pelas 10h00, no estúdio de televisão (Bloco G).

O projeto "Uma experiência em Natureza fechada" é uma instalação artística que mergulha o participante num ambiente natural simulado em que as suas ações são um reflexo simbólico da responsabilidade humana na degradação ambiental.

Para esse efeito, foi criado um espaço imersivo digital que representa um ambiente natural, sendo o participante convidado a visitá-lo não só através de um headset de realidade virtual, mas também a interagir com elementos naturais - três árvores - que existem simultaneamente, e de forma síncrona, na paisagem digital e no interior da sala fechada em que o participante efetivamente se movimenta. Essa interação tem como resultado provocar uma deterioração dos elementos naturais modelados.

A narrativa que está na base desta experiência sensível, intelectual e estética pretende evidenciar a ligação intrínseca que o ser humano tem com a natureza e os resultados nefastos da ação antrópica sobre o mundo, promovendo a consciencialização da urgência de ações de reparação e conservação ambiental.

Esta instalação insere-se no âmbito da arte ambiental, um movimento que, a partir da segunda metade do século XX, procura estabelecer uma forte relação entre prática artística e ação ecológica.

Luísa Gusmão Guedes (Porto, 1997) licenciou-se em Fotografia - Artes Visuais na Escola Superior Artística do Porto. Recém-formada mestre em Sistemas e Media Interativos pela Escola Superior de Media Artes e Design tem como principais áreas de interesse fotografia, video, modelação e motion graphics.