Entrada > Notícias > Seminário Web de dados, Web Semântica e Linked Open Data
Publicado em: 17 Outubro 2019

Seminário Web de dados, Web Semântica e Linked Open Data

A iniciativa, no âmbito do Mestrado em Sistemas e Media Interativos, tem Mariana Curado Malta (ISCAP) como convidada.

No âmbito do Mestrado em Sistemas e Media Interativos, no dia 21 de outubro, irá realizar-se um seminário subordinado ao tema “Web de dados, Web Semântica e Linked Open Data — o elogio da interoperabilidade semântica na Web”, por Mariana Curado Malta (ISCAP).

A Web de dados não é mais do que um ecossistema de dados ligados e abertos (Linked Open Data — LOD). Este ecossistema existe no contexto da Web Semântica e é operacionalizado através de tecnologias de Linked Data. É frequentemente chamada de LOD Cloud (lod-cloud.net). A LOD cloud é composta por servidores de dados na Web de dados, grandes plataformas de dados (vulgo SPARQL Endpoint) onde é possível extrair conhecimento que pode ser usado em prol de uma determinada comunidade. As vantagens dos dados ligados e abertos é a de podermos cruzar, livremente (sem autorização prévia), dados de diferentes fontes e a partir daí construir conhecimento.

Esta palestra introduz os conceitos subjacentes ao paradigma LOD e apresenta os seus modelos (RDF) e constructos. Além disso, mostra exemplos concretos da utilização de LOD e um exercício real de formatação de dados RDF (conceitos de vocabulários RDF, de perfil de aplicação de metados e ontologias), de publicação dos dados (usando a linguagem de marcação Turtle) e da utilização de plataformas de LOD (ex: dbpedia) para obter conhecimento (através de queries SPARQL).

A iniciativa decorre no anfiteatro B201, pelas 18.30h.

Combined Shape

Navigation