Entrada > Notícias > "Where Am I" selecionado para o Alternative Film/Video Festival 2017
Publicado em: 14 Dezembro 2017

"Where Am I" selecionado para o Alternative Film/Video Festival 2017

O Alternative Film/Video Festival 2017 decorre de 13 a 17 de dezembro em Belgrado.

O trabalho denominado “Where Am I”, realizado no âmbito do projeto “Asprela” do docente João Leal está selecionado para o Alternative Film/Video Festival 2017  que está a decorrer em Belgrado, na Sérvia.

Where Am I” de joão leal

“Híbrido” poderia ser uma forma eufemizada de caraterizar o pólo da Asprela. A aparente desorganização e falta de planeamento, tornam complicada a tarefa de criação de uma identidade. As áreas de trabalho dominantes instaladas neste pólo são as da educação e saúde, por definição avessas às caraterísticas da zona onde estão inseridas. Como tal, a contribuição que têm dado para a transformação do local numa zona harmoniosa de bem-estar, propensa à produção de conhecimento, é inestimável.

Com este filme pretendo fazer uma representação cartográfica do local e atribuir-lhe tridimensionalidade através da dimensão sonora. Parecendo à primeira vista descritivo, neutro e sem uma narrativa discernível, este trabalho relaciona-se com o meu doutoramento por estabelecer um paralelismo entre o local onde é filmado – pólo da Asprela - e o doutoramento em si. Em primeiro lugar por ser a zona onde, enquanto artista e docente, passo grande parte do meu tempo, longe da universidade onde estou efetivamente inscrito para desenvolver a minha investigação. Este aspeto sustenta a articulação com um outro trabalho, I’m not there: vídeo com imagens filmadas a partir do monitor do meu computador, enquanto, como utilizador, controlo um robô dentro do museu Tate Britain, durante a noite –o projeto que deu a vários utilizadores da internet esta possibilidade chama-se After Dark e recebeu o IK Prize em 2014. Em conjunto, estes filmes pretendem refletir sobre a forma como, enquanto artista, me tenho relacionado espacialmente com este projeto de investigação. Em segundo lugar, pela progressiva “organização”, “ordenação”, de que esta zona está a ser alvo. Tal como o meu doutoramento, que partiu de uma ideia inicialmente complicada de transmitir, começa progressivamente a ganhar forma e a revelar-se como algo que poderá vir a ter um interesse que ultrapasse a diminuta esfera a que o autor se circunscreve.

Combined Shape

Navigation