Entrada > Notícias > Workshop de Vidro Soprado no Cencal
Publicado em: 11 Abril 2020

Workshop de Vidro Soprado no Cencal

Durante uma semana, os estudantes da licenciatura em design industrial participaram no workshop de vidro soprado nas instalações do Cencal da Marinha Grande

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Superior de Media Artes de Design leva ao CENCAL - Centro de Formação para a Indústria Cerâmica e Vidro um grupo de estudantes e professores da Licenciatura em Design Industrial.

A formação em vidro soprado e acabamentos ministrada pelos mestres vidreiros da Marinha Grande  Arlindo Francisco, Cláudio Duarte e Noé Francisco  constitui para os estudantes, um contacto efetivo com as técnicas ancestrais utilizadas, ainda hoje, na indústria vidreira.

Para os estudantes de design industrial, a semana do vidro do CENCAL é um momento de aprendizagem  aprender a criar, a executar, a dialogar e a explorar o material  mas também um momento de reflexão sobre a aplicabilidade do design e sobre o seu contributo no mundo de hoje.

Este ano, à semelhança da pequena experiência que fizemos no ano passado, levamos um conjunto de moldes que fizemos previamente numa formação interna na oficina de design da escola, lecionada pelo professor Abel Tavares e pelo técnico superior Sérgio Bessa. Esses moldes têm algumas particularidades que são fruto dos recursos disponíveis na escola: são feitos em gesso, por ser uma matéria barata e fácil de obter, e têm um desenho de ação distinto dos moldes comuns utilizados na indústria vidreira. Os estudantes, para a execução destes moldes, utilizaram alguns objetos/matrizes de plástico (como garrafas, bolas e outros) que mais tarde, foram tornadas em objetos de vidro. Estes moldes, são também um elemento de investigação prática que contribui para o enriquecimento do conhecimento técnico da ESMAD e do CENCAL.

Na semana do vidro, estudantes e professores, deslocam-se para a Marinha Grande, cumprem um horário laboral implementado pelo CENCAL e dormem nos bungalows perto do local de formação.

formação é organizada por mim, Soraia Teixeira, com a ajuda dos professores Telmo Carvalho e Abel Tavares. É uma semana de grande importância para a formação intelectual, prática e cívica para nós, enquanto docentes, mas sobretudo para os estudantes e para a Licenciatura de Design Industrial da Escola Superior de Media Artes e Design.