Entrada > Notícias > Workshop intensivo de Cinema de Animação
Publicado em: 12 Maio 2017

Workshop intensivo de Cinema de Animação

Como resultado da colaboração entre o Festival de Curtas e a Escola Superior de Media Artes e Design, apresenta-se uma oficina de cinema de animação a realizar-se no início de junho na nossa escola.

A colaboração entre o Festival de Curtas e a Escola Superior de Media Artes e Design apresenta uma oficina de cinema de animação. Esta oficina totalmente gratuita é direcionada a todos os alunos e ex-alunos da ESMAD e conta com a orientação das realizadoras Laura Gonçalves e Alexandra Ramires.

O número de vagas está limitado a 12 participantes, sendo necessário uma pré-inscrição aqui

O workshop será intensivo, perfazendo 30 a 34 horas no total. Decorrerá nos primeiros dias de junho (1,2,5,6,7), num horário a definir com os participantes.

No decorrer das sessões apelar-se-à ao cruzamento do desenho e da expressão plástica, com tecnologias digitais de animação, de edição vídeo e de som. Tem como objetivo a experimentação das diversas etapas do processo criativo em animação, partindo de registos sonoros reais e de registos gráficos em desenho. Como resultado final procurará-se-à construir uma narrativa que será animada desenho a desenho, resultando num pequeno filme de animação.

Breve biografia

Laura Gonçalves é licenciada em Arte e Multimédia (2009). Alexandra Ramires é licenciada em Pintura (2010), ambas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Começaram a trabalhar em cinema de animação em 2009, na produtora Sardinha em Lata, onde passaram por filmes como, “Viagem a Cabo Verde” de José Miguel Ribeiro, “Sapateiro” de David Doutel e Vasco Sá, “Independência” de Espírito de Marta Monteiro.

Em 2013 chegaram ao Porto para trabalhar novamente com os realizadores de “Sapateiro”, no seu novo projeto, “Fuligem”, na produtora Bando à Parte onde continuam a trabalhar até à data.

“Água Mole” foi a sua primeira curta-metragem conjunta concluída em 2017, que estreará na “Quinzaine des Réalisateurs” em Cannes.

Esta é uma oportunidade única para partilharem experiências com profissionais do cinema de animação. Não percam tempo e inscrevam-se!