Entrada > Notícias > Workshop Papel Marmoreado
Publicado em: 21 Março 2019

Workshop Papel Marmoreado

Workshop de papel marmoreado com Rita Correia e Vítor Quelhas

Amanhã, 22 de março, realiza-se o workshop Papel Marmoreado com Rita Correia e Vítor Quelhas.

A marmorização parte da incompatibilidade entre o óleo e a água. É uma técnica ancestral para decorar papel que consiste em em fazer flutuar cores na superfície de um líquido gelatinoso (aquatípia) e transferi-las para outro material, como o papel. A captura do momento é feita através do mergulho da folha ou outro objeto com a solução.

Procedente do Oriente, este tipo de papel, ficou conhecido como mármore turco pelas suas semelhanças com os veios do mármore, e chegou ao Ocidente a partir do século XVI, transportado pelos comerciantes. 

Existem duas grandes variantes: Suminagashi e Ebru. O Suminagashi cobria metade das folhas e acompanhava poesias manuscritas. Esta técnica consiste na colocação de gota após gota no centro umas das outras. O Ebru é a arte de pintura sobre um líquido especial, preparado com ingredientes naturais. A origem desta técnica de pintura remonta aos séculos IX e X, na Asia Central.

O papel marmoreado acabou por cair em desuso devido à crescente oferta de outros papéis decorativos desde o século XIX e, assim, perdeu os seus principais disseminadores e produtores na Europa – os encadernadores. Neste momento, existem poucas pessoas que se dedicam à produção manual desta técnica por toda a Europa.

O workshop inicia às 14h30, na sala b310.

Combined Shape

Navigation