Entrada > Notícias > Robotument: a Robotic Sound Installation Workshop
Publicado em: 19 Maio 2023

Robotument: a Robotic Sound Installation Workshop

O Intermediartes promove o workshop Robotument, com Javi F Gorostiza. Inscrições a decorrer até 29 de maio.

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, decorre o workshop ROBOTUMENT: a Robotic Sound Installation Workshop, com Javi F Gorostiza.

As instalações interativas que integram algoritmos autónomos pertencem à nova e fascinante área das New Media Arts. Estas incluem estruturas que podem gerar sons através do seu movimento de formas diferentes. Estes movimentos e sons são gerados em função de determinadas caraterísticas do utilizador que são percecionadas pelo sistema a partir de um conjunto de sensores.

O presente e o futuro das estruturas robóticas inteligentes são a inspiração por detrás deste workshop designado de Robotument. Ao longo de quatro dias, os participantes poderão aprofundar a conceptualização e implementação de uma instalação sonora interativa baseada na robótica. Os participantes combinarão diferentes conceitos de várias disciplinas para criar uma estrutura para produzir e gerar sons em interacção com o utilizador. Será dada especial atenção aos controladores Arduino, motores, luzes e alguns sensores de presença. Os participantes trabalharão em grupos desenvolvendo projetos diferentes.

Robotument

Dias | de 30 de maio a 2 de junho de 2023 (4 dias)
Horas
| 09h00 às 13h00
Local | B112
Material | Computador

Inscrições gratuitas mas obrigatórias. Aberto a todos os interessados nas temáticas. Os resultados finais serão apresentados na sessão de encerramento do Intermediartes no dia 2 de julho no P.ARTES.

sobre Javi F Gorostiza

Doutorado em Robótica, trabalha como Professor Assistente no Departamento de Design de Produto da ESNE, Universidade de Tecnologia e Design, Madrid. A sua atividade de investigação baseia-se na Interação Homem-Robô (IHR), gestos não verbais e multimodalidade. Colabora também com as artes aplicando técnicas de IHR à dança, música, performance e instalações interactivas.

Algumas das entidades artísticas com que colabora incluem o Laboratório de Dança da UC3M, a Faculdade de Letras da UCM, ou o Medialab-Prado, um centro cultural que se dedica às Artes, Tecnologia e Novos Media. Como músico toca guitarra, teclados e trompete em diferentes bandas, de diferentes estilos. Neste momento, está a desenvolver Toroide, um projeto multidisciplinar com visuais e geração automática de som, cujos resultados preliminares serão apresentados no Intermediartes.

Inscrições no workshop 

Combined Shape

Navigation