Entrada > Notícias > Warm Up YMOTION — Festival de Cinema Jovem de Famalicão
Publicado em: 27 Abril 2023

Warm Up YMOTION — Festival de Cinema Jovem de Famalicão

O ciclo formativo YMOTION 2023 decorre de 8 a 11 de maio e tem a ESMAD como entidade convidada.

No dia 6 de maio de 2023, no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, vão ser revelados alguns conteúdos da programação da próxima edição do YMOTION - Festival de Cinema Jovem de Famalicão.

As atividades arrancam pelas 17h30 com a inauguração da exposição coletiva "Cartazes do Cinema Português", com obras de estudantes da Licenciatura em Design da ESMAD. Logo de seguida, realiza-se a apresentação à imprensa, onde serão reveladas algumas das novidades da 9.ª edição do festival e abrem as inscrições de curtas-metragens produzidas por jovens dos 12 aos 35 anos, a nível nacional, numa open call que se prolonga até ao dia 13 de outubro. Após a apresentação realiza-se ainda um debate com o júri Ymotion 2023, moderado por Rui Pedro Tendinha, comissário do Festival, intitulado "O Futuro é o Presente do Cinema".

À noite, no jardim do Classe BAR, vão ainda ser exibidas quatro curtas-metragens de alumni da Escola Superior de Media Artes e Design, cuja curadoria é da docente do Departamento das Artes da Imagem, Maria João Cortesão e que irá contar com a presença dos realizadores Emanuel Oliveira, Maria Ana Marques, Gonçalo Santos, Ricardo M. Leite e Dinis Leal Machado.

O Ciclo Formativo YMOTION 2023, começa no dia 8 de maio, e é composto por 4 workshops e masterclasses que se vão realizar gratuitamente, até ao dia 11 de maio no Centro de Estudos Camilianos e Escolas do Concelho de Famalicão. Nestes workshops vão ser abordados temas como o cinema de animação, o cinema documental, argumento e realização cinematográfica e que envolve formadores como o realizador, argumentista e escritor Vicente Alves do Ó, a animadora Mafalda Salgueiro, os realizadores e produtores Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida e a guionista e realizadora Vera Casaca.

A 9.ª edição do Festival YMOTION realiza-se de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2023 na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, e na Fundação Castro Alves, em Bairro.