Entrada > Notícias > A Inteligência Artificial na Educação
Publicado em: 11 Abril 2023

A Inteligência Artificial na Educação

O Departamento de Informática dinamiza uma conferência sobre as ferramentas de inteligência artificial generativa e o seu impacto na educação

No dia 18 de abril de 2023, pelas 14h30, a Escola Superior de Media Artes e Design dinamiza a conferência intitulada "A Inteligência Artificial na Educação: ameaças e oportunidades para o Ensino-Aprendizagem". 

As ferramentas de inteligência artificial generativa (como o ChatGPT, Bard, DALL-E) têm vindo a proliferar nos últimos tempos gerando textos, código, imagens, fotografias ou outro tipo de conteúdos com uma precisão assinalável.

Este evento, que decorre no auditório Luís Soares, procura abrir um espaço de discussão que proporcione alguma reflexão sobre esta nova realidade e discuta o impacto que estas novas plataformas de Inteligência Artificial terão nos modelos educativos atuais. Importa também perceber de que forma se deve posicionar o ensino perante a proliferação deste tipo de ferramentas de IA e quais as implicações desta nova realidade do ponto de vista pedagógico. 

A Inteligência Artificial na Educação
Ameaças e oportunidades para o Ensino-Aprendizagem

14h30 | Sessão de abertura
Olívia Marques da Silva, Presidente da ESMAD

14h35 | Introdução do tema: A Inteligência Artificial na Educação
Mário Pinto, Coordenador da LTSIW

Oradores convidados

14h45 | How AI can enhance teaching and learning?
Por Goreti Marreiros
Subdiretora do Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial e também Diretora do GECAD. É ainda Vice-Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.

15h00 | De repente, o mundo mudou! -  a I(nteligência) A(rtificial) chegou à Educação 
Por Paulo Novais
Docente do departamento de Informática na Escola de Engenharia da Universidade do Minho e investigador no centro ALGORITMI.

15h15 | Explorando as possibilidades do ChatGPT e outras tecnologias de IA 
Por Bárbara Cleto
Professora de Informática e docente convidada na ESMAD. Doutoranda em Multimédia na Educação, na Universidade de Aveiro. Interesses de investigação na área de Ambientes Web Imersivos (WebXR), Realidade Virtual e Aumentada na Educação, Vídeo games e Interfaces Tangíveis (TUIs).

15h30 Mesa-redonda com os oradores convidados
Moderador: Lino Oliveira (ESMAD | P. PORTO)

16h00 | Relato da sessão
João Donga
Presidente do Conselho Pedagógico da ESMAD | P. PORTO 

_______

Formulário de inscrição
Inscrição gratuita, mas obrigatória para efeitos de emissão de certificado de presença.

Combined Shape

Navigation