Entrada > Notícias > Cinema Expandido: teoria, prática e curadoria
Publicado em: 20 Novembro 2018

Cinema Expandido: teoria, prática e curadoria

Encontro Internacional sobre Cinema Expandido junta no Porto artistas, investigadores e curadores europeus que exploram o cinema que se desloca dos espaços de exibição convencionais e viaja para museus, galerias e espaços digitais.

“Cinema Expandido: teoria, prática e curadoria” é o título do encontro organizado pelo grupo de investigação europeu CCVA — Cinema and Contemporary Visual Arts, afiliado da NECS — European Network for Cinema and Media Studies, em colaboração com o i2ads — Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e com o espaço MIRA.

O reputado grupo de investigação europeu traz ao Porto 18 dos seus 131 membros para apresentarem vídeo-instalações, filmes e comunicações teóricas sobre as tendências e os formatos de cinema mais contemporâneos. No dia 22, às 17:00, no espaço MIRA — Artes Performativas inaugura a exposição com obras de Cesário Alves (uniMAD/ESMAD), Daniel Kulle, João Leal (uniMAD/ESMAD), Madalena Miranda, Adrian Palka, Adriana Romero e Joana Patrão, Mariana Sardon e James Snazell. Às 18:00 os autores das instalações estarão na galeria para fazer uma apresentação do seu trabalho.

No dia 23 o encontro decorre na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, das 9:30 às 19:00. A sessão de abertura está a cargo de Marie Rebecchi, professora da Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle, para apresentar o processo de curadoria da exposição “Sergei Eisenstein. The Anthropology of Rhythm. The Research-based exhibition as curatorial engagement”, que reúne fotografias, textos, desenhos, diários e pedaços de filme do importante realizador soviético Sergei Eisenstein. Segue-se o filme “Actors of Profane History” que se apropria e recontextualiza também materiais de Eisenstein, nomeadamente várias fotografias de casting de atores para os seus filmes.

Ao início da tarde seguir-se-á um painel sobre a prática artística enquanto processo de investigação que conta com a participação de Paula Albuquerque, artista visual e professora da Universidade de Amesterdão onde coordena o mestrado de investigação artística, e Catarina Almeida, professora da Faculdade de Belas Artes e coordenadora da publicação “Artistic Research Does”. Durante a tarde serão também apresentados vários filmes em 16mm e super8 dos Balcãs, pela mão de Ieva Balode, fundadora do Baltic Film Analogue Lab.

O dia termina com a apresentação de filmes experimentais e performáticos, realizados por membros do grupo europeu CCVA. Todas as atividades são de entrada livre.

Este evento conta com o apoio de CCVA/NECS, i2ads/FBAUP, espaço MIRA, Universidade do Porto, Escola Superior de Media Artes e Design, Casa Museu Abel Salazar, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Direção-Regional da Cultura da Norte e Santander Universidades.