Entrada > Notícias > Contributo do Design para a Renda de Bilros
Publicado em: 24 Abril 2019

Contributo do Design para a Renda de Bilros

Contributo do Design para a Renda de Bilros — A presença de máscaras como motivo ilustrativo na renda de bilros tradicional é o nome do projeto desenvolvido por Valéria Rodrigues.

"Contributo do Design para as Rendas de Bilros — A presença de máscaras como motivo ilustrativo na renda de bilros tradicional" intitula o trabalho de Valéria Rodrigues.

Valéria Rodrigues é a última das três estudantes de Design de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, a ser recebida este ano letivo pela Escola Superior de Media Artes e Design, para desenvolver um trabalho de carácter prático integrado no projeto de investigação — "Rendas de Bilros, Design e Sociedade" a ser desenvolvido na Unidade de Investigação de Media Artes e Design (uniMAD), com a coordenação de Olívia Marques da Silva, Presidente da ESMAD e Soraia Teixeira, docente do departamento de Design.

A estudante desenvolveu um trabalho de pesquisa teórica e de registo prático sobre a presença de motivos alusivos a máscaras ilustrativas nas rendas de bilros. Esta pesquisa, possibilitou colecionar diversos pontos e motivos conseguidos com esses pontos que estabelecem essa relação com as máscaras. Como trabalho prático, Valéria apresenta três peças — máscara para olhos; máscara para a cabeça; máscara para o rosto,  que vão buscar referências à pesquisa previamente desenvolvida. As peças foram confeccionadas pela estudante num tempo útil de duas semanas na Escola de Rendas de Bilros de Vila do Conde.

Este projeto, à semelhança dos projetos de Renata Barreto e Thayenne Moura, foi também desenvolvido em colaboração entre a Escola Superior de Media Artes e Design, o Museu de Rendas de Bilros de Vila do Conde e a Escola de Rendas de Bilros de Vila do Conde.