Entrada > Notícias > Coprodução internacional de longas metragens de ficção
Publicado em: 10 Janeiro 2023

Coprodução internacional de longas metragens de ficção

O Mestrado em Comunicação Audiovisual recebe a produtora Marta Lima.

No dia 11 de janeiro de 2023, pelas 21h00, o Mestrado em Comunicação Audiovisual recebe a produtora Marta Lima para um seminário subordinado ao tema "Coprodução internacional de longas metragens de ficção".

O seminário abordará  as várias fases de execução de uma longa metragem de ficção, desde o desenvolvimento, passando pela pré-produção, produção, pós-produção, tendo um caso em particular como referência.

A sessão decorre via Zoom, no âmbito da UC Seminários I do Mestrado em Comunicação Audiovisual - Especialização em Produção e Realização Audiovisual

Marta Lima é licenciada em Som e Imagem pela Universidade Católica do Porto e iniciou atividade profissional especializada antes de terminar a licenciatura, na área da produção para televisão e direção de arte. Atualmente frequenta a licenciatura em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes do Porto, no ramo de Pintura. Na área da produção audiovisual para televisão e no papel de diretora de produção, destaca as séries de ficção “Vidago Palace”, “Dentro” e “Mulheres de Abril”, emitidas pela RTP e produzidas pela HOP!Filmes. No cinema de animação realça “ Amélia & Duarte” de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos na direção de produção e direção de arte e “Ride” de Paul Bush na direção de produção, ambas coproduções internacionais da Ciclope Filmes de Abi Feijó. Fundou em 2014 com Diana Roquette a agência de atores e produtora Agente a Norte, dando corpo à vontade de criar oportunidades e atividade audiovisual e nas artes performativas, para as equipas artísticas e técnicas baseadas no Porto e norte de Portugal. Em 2023, enquanto produtora, estreia o filme “Pátio do Carrasco” de André Gil Mata, no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, uma coprodução entre Primeira Idade, Agente a Norte e Rua Escura. Atualmente encontra-se em fase de pós-produção da longa metragem de André Gil Mata, “Sob a Chama da Candeia”, uma coprodução internacional entre a Rua Escura (PT) e a So-Cle (FR), desempenhando funções enquanto produtora e diretora de produção.