Entrada > Notícias > Contrast: A Fotografia no Ensino Superior
Publicado em: 21 Fevereiro 2020

Contrast: A Fotografia no Ensino Superior

No dia 4 de março, no auditório Fernando Távora (FAUP), decorre a mesa redonda — lançamento e apresentação da publicação “Contrast: A Fotografia no Ensino Superior”.

A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) vai receber no próximo dia 4 de março, às 18h00, integrada no programa do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), a mesa redonda — lançamento e apresentação da publicação “Contrast: A Fotografia no Ensino Superior”.

O evento contará com a presença de Fátima Vieira, Vice-Reitora da U. Porto (Cultura, Museus e U.Porto Edições) e a abertura da mesa estará a cargo de Raquel Paulino, Diretora do MIArq - FAUP. A apresentação do livro será feita por Fátima Pombo, Diretora do Curso de Design da U. Aveiro e o debate que se segue será moderado por Pedro Leão Neto (FAUP) e Olívia Marques da Silva (uniMAD/ESMAD), coordenadores Editoriais. Este lançamento contará ainda com a presença dos Editores que representam as 9 instituições de Ensino que integram esta publicação: AR.CO, DARQ, DCAM, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP e IPT.

O objetivo da mesa redonda é o de debater o papel e a importância do ensino e prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos, bem como possibilitar um entendimento mais aprofundado sobre o universo fotográfico.

Pretende-se que esta publicação possa constituir o mote e instrumento para refletir sobre diversas estratégias de ensino do fotográfico e perceber como este pode criar pontes entre as várias áreas disciplinares onde a fotografia está presente e ajudar a repensar o real.

Contexto Contrast