Entrada > Notícias > Mestrados ESMAD
Publicado em: 30 Junho 2021

Mestrados ESMAD

Os Mestrados da ESMAD são a opção ideal para aqueles que desejam prosseguir um percurso académico com potencial diferenciador, ancorado numa formação de excelência.

Os cursos de mestrado lecionados na Escola Superior de Media Artes e Design asseguram uma especialização de natureza profissional, desenvolvendo competências  e qualificações profissionais nos domínios do cinema, fotografia, multimédia e design.

O Mestrado em Comunicação Audiovisual tem duas especializações: Fotografia e Cinema Documental ou Produção e Realização Audiovisual e promove o desenvolvimento de competências ao nível da pesquisa, da conceptualização teórica, da criação artística e da prática de projeto. No 1.º ano os estudantes trabalham questões teóricas relativas às metodologias de investigação e às práticas da fotografia e do cinema na Residência Artística. No 2.º ano desenvolvem um projeto autoral ou, em alternativa, integram um estágio profissional.

O Mestrado em Design evoca três eixos fundamentais da prática projetual: a experiência laboratorial, a autoria e a inovação. Este ciclo formativo dá relevância à prática laboratorial alicerçada em hábitos de investigação contextual. No final, o mestrado tem como principal objetivo promover a reflexão sobre a dimensão projetual que o objeto de Design encerra sobre si. Destacando o conjunto de mediações transversais a várias áreas do conhecimento pretende-se, por fim, consolidar a aquisição de competências criativas, analíticas e discursivas essenciais aos questionamentos sobre as ortodoxias instaladas.

O Mestrado em Sistemas e Media Interativos tem particular enfoque na produção de animação e no desenvolvimento de sistemas em ambientes ubíquos. Pretende-se aprofundar os referenciais metodológicos e teóricos nas áreas de atuação, aliando uma forte componente tecnológica com uma elevada capacidade artística. O mestrado pretende dotar os estudantes de conhecimentos e competências práticas, que lhes permitam o domínio nas áreas de motion graphics e video mapping, animação de personagens, plataformas ubíquas, videojogos, computação física, aplicações e instalações multimédia, realidade virtual e aumentada.

1.ª fase de 31 de maio a 09 de julho de 2021
2.ª fase de 16 de agosto a 03 de setembro de 2021