Entrada > Notícias > Propostas selecionadas | XXI Bienal de Cerveira
Publicado em: 24 Abril 2020

Propostas selecionadas | XXI Bienal de Cerveira

A Galeria da Janela lançou o repto à comunidade académica que uniu forças para desenvolver propostas inéditas, fruto da ligação docente-estudante, que serão agora apresentadas na XXI Bienal de Cerveira.

Foram selecionadas as propostas de projeto que representarão a Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) na XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que inaugura no dia 10 de julho e prolonga-se até ao dia 13 de setembro de 2020.

As propostas seleccionadas foram as seguintes:

#Displacement de Patrícia Nogueira (docente) e Francisca Dores (estudante);
#Espaço Desenhado de Abel Tavares (docente), Ana Barroso, André Cordeiro e Pedro Oliveira (estudantes);
#Encruzilhada de Cesário Alves (docente) e Hélder Luís (estudante);
#Vidro e Paisagem de Soraia Gomes Teixeira (docente) e Francisco Claro (estudante).

A XXI Bienal de Cerveira tem como tema “Diversidade-Investigação. O Complexo Espaço da Comunicação pela Arte”.

Os trabalhos apresentados pela ESMAD centram-se em dois desígnios que nos são caros e que refletem importantes eixos da nossa instituição: a diversidade e a investigação. Estes são potenciados pela possibilidade de existência de uma próxima relação entre docentes e estudantes. Assim, os trabalhos aqui expostos, materializam a relação docente-estudante, resultado do diálogo entre a diversidade de pontos de vista e de interesses de investigação, abrindo espaço para a polissemia discursiva através da expressão artística.

A comissão da Galeria da Janela, constituída por três docentes - Abel Tavares, João Leal e Soraia Gomes Teixeira - e responsável pelas práticas curatoriais da ESMAD, foi a responsável pela mediação deste processo de seleção através de um convite feito à comunidade académica para uma chamada de trabalhos inéditos e resultantes das práticas artísticas e estabelecidas entre docentes e discentes.