Entrada > Notícias > Apneia - Lançamento da Publicação Final
Publicado em: 03 Novembro 2022

Apneia - Lançamento da Publicação Final

As Residências Artísticas onde João Leal, docente do departamento das Artes da Imagem, marcou presença, encerram ciclo com uma publicação que abrange os 5 momentos e os 10 artistas que as compuseram.

A concluir o seu programa de residências em par, o APNEIA lança agora a sua publicação final, que documenta e reflete a programação que concretizou ao longo de um ano e meio de projeto. Esta publicação conta com a participação de Juan Luis Toboso e de Patrícia do Vale na elaboração de uma análise e comentário critico das 5 residências que compuseram o Apneia.

Simultaneamente, tem lugar o lançamento da publicação do AO MONTE, que também conclui este projeto de criação de livros de artistas por coletivos da cidade do Porto, marcando também o fecho da sua exposição final, onde se apresenta a coleção produzida.

Tudo isto tem lugar no dia 1 de abril, dia em que o Maus Hábitos celebra o seu 16º Aniversário, que conta com uma feira de publicações artísticas e Djsets durante a tarde, bem como um workshop Queer pela bienal BoCA. À noite a celebração continua com um concerto de HHY & The Macumbas e Djsets que se prolongam até de madrugada.

Apneia foi um projeto de programação artística que organizou, ao longe de um ano e meio, 5 residências duplas de cruzamento de artistas. Cada residência arrancava com uma prova de esforço expositiva na Árvore e, um mês depois, terminava com uma exposição no Maus Hábitos, onde os artistas apresentavam as consequências da sua residência.

As 5 residências foram compostas pelas duplas Alexandra Rafael e João LealAnabela Bravo e Pascal FerreiraLuísa Abreu e Jorge LourençoFabrizio Matos e Dalila GonçalvesPedro Tudela e Vera Mota.

Apneia é um projeto desenvolvido pelos artistas Hugo Soares, João GiganteReis Valdrez e João Espírito Santo e coordenado por Carmo Azeredo, para a Saco Azul.

Combined Shape

Navigation