Entrada > Notícias > Esplanada do Carvalhido
Publicado em: 20 Março 2023

Esplanada do Carvalhido

Os estudantes da Pós-graduação em Design de Interiores e Espaços elaboraram um projeto de colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e irão exibir as suas propostas.

A pós-graduação em Design de Interiores e Espaços da ESMAD, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, desenvolveu um projeto colaborativo de intervenção para a Esplanada do Carvalhido, situada na Avenida dos Banhos, na Póvoa de Varzim.

Os projetos estarão em exibição na Galeria da Janela da ESMAD | Escola Superior de Media Artes e Design, de 18 de março a 1 de abril, e no Centro Coordenador de Transportes da Póvoa de Varzim, de 27 de abril a 13 de maio de 2023.

Palimpsesto
Espaço construído de memórias coletivas. A cidade faz-se e refaz-se todos os dias, ora num afã de futuro, ora numa delonga perplexidade perante o presente. Auroras de hoje erguem-se sobre ruínas passadas, num ciclo de renovação que se dizia de modernização e que agora é de inovação. O inaudível burburinhar na quietude de lugares silenciosos foi rasgado por caminhos, ruas e estradas, onde rodados incessantes martelam ouvidos veraneantes que coçam os passeios com chinelas coloridas. Os conhecidos benefícios dos “banhos da Póboa”, rapidamente atraíram para o estreito cordão amarelo, hordas de vilegiaturistas, que empurraram a cidade para o mar, tomando o lugar dos varais e aprestos.

A Esplanada do Carvalhido é uma carta, escrita a várias mãos durante séculos, que nos conta a(s) história(s) deste lugar. É neste palimpsesto, entre o mar e a Avenida dos Banhos, que os estudantes da Pós-graduação em Design de Interiores e Espaços, da Escola Superior de Media Artes e Design, escreveram os seus projetos. Sem qualquer condicionante e/ou limitação enunciadas para o desenvolvimento dos projetos, um traço comum atravessa todas as propostas: este deve ser um espaço coletivo público de articulação e conexão entre o tecido urbano construído e a natureza, nas diferentes fruições possíveis, desde a balnear à contemplação. A Esplanada do Carvalhido funciona, em relação à cidade profana, como uma espécie de peristilo que guarda o sagrado – a natureza.

Esplanada do Carvalhido
Galeria da Janela (ESMAD) | 18 de março a 1 de abril de 2023

Centro Coordenador de Transportes (Póvoa de Varzim) | 27 de abril a 13 de maio de 2023