Entrada > Notícias > "Ice Merchants" de João Gonzalez estreia em Cannes
Publicado em: 29 Abril 2022

"Ice Merchants" de João Gonzalez estreia em Cannes

O primeiro filme profissional de João Gonzalez, alumni da Licenciatura em Multimédia, será a primeira animação portuguesa a integrar a 61.ª edição da Semaine de la Critique.

“Ice Merchants”, de João Gonzalez, alumni da Licenciatura em Multimédia, terá a sua estreia mundial no Festival de Cannes.

O filme é uma das dez curtas-metragens em competição na Semaine de la Critique - Cannes, sendo a primeira animação portuguesa a integrar esta secção do festival, que acontece de 18 a 26 de maio de 2022.

Para além de realizador, diretor de arte e animador (tendo contado com a colaboração da animadora polaca Ala Nunu), João Gonzalez foi também instrumentista e compositor da banda sonora, que contou com a participação de Nuno Lobo na orquestração e de um grupo de músicos da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). A sonoplastia ficou a cargo de Ed Trousseau, com gravação e mistura de Ricardo Real e Joana Rodrigues. Na coloração do filme trabalhou uma equipa transnacional de portugueses, polacos, franceses e ingleses.

Uma co-produção portuguesa, inglesa e francesa, o filme foi produzido por Bruno Caetano da COLA Coletivo Audiovisual, em co-produção com Michaël Proença da Wild Stream, em França, e com a Royal College of Art no Reino Unido. Tem distribuição da Agência da Curta-Metragem e apoiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

João Gonzalez fez mestrado na Royal College of Art, no Reino Unido, depois de terminar a licenciatura na Escola Superior de Media Artes e Design. Foi durante a licenciatura que realizou as animações anteriores, “Nestor" e "The Voyager”, que integraram o circuito internacional de festivais de cinema.

Sinopse: Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.